Cotidiano

Avenida é parcialmente interditada por conta de obras no igarapé

A canalização no Caxangá obrigou a Prefeitura a interditar a Nossa Senhora da Consolata

O igarapé Caxangá, que corta os bairros Calungá, São Vicente e Mecejana, está sendo canalizado. O trabalho está sendo feito na região onde as cheias, que geralmente ocorrem durante o inverno, no bairro São Vicente, acabam prejudicando os moradores que há alguns já chegaram a perder tudo com o alagamento até o teto.

A priomeira etapa da canalização ocorre no trecho compreendido entre as avenidas Ville Roy e Nossa Senhora da Consolata. Por conta disso, a avenida Nossa Senhora da Consolata ficará parcialmente interditada das 7h às 18h, durante o período de obras, para trânsito exclusivo de máquinas pesadas.

De acordo com o Prefeitura, o trabalho faz parte das obras de construção do Parque do Rio Branco, que será construído na área de interesse social Caetano Filho, o “Beiral”. O orçamento total dessa etapa é de R$ 46 milhões, recursos adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Integração.

“No momento, as equipes estão removendo entulhos das demolições das casas e já iniciaram a canalização do igarapé. Por conta do trânsito frequente das máquinas pesadas, foi necessária a interdição parcial da avenida Nossa Senhora da Consolata. Por isso pedimos aos condutores que fiquem atentos à sinalização no local”, explicou o secretário interino de Obras, Antônio Carvalho.

Nesta fase, também está prevista a elevação da avenida Sebastião Diniz e o ajuste no nível da área para prevenção de enchentes. O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de um ano e meio. Já a segunda etapa vai incluir a reurbanização da área, com a transformação do espaço em um parque público.

O projeto contempla também macrodrenagem, ajuste do nível da área para prevenção de enchentes, além da instalação de equipamentos que promovam a atração do público e turística no local, marina flutuante, cortinas d’água e calçadão. Segundo a Prefeitura, o local foi pensado para receber a cheia do rio sem prejuízo à estrutura.

Para que a obra tivesse início, no ano passado, a Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de desocupação do Caetano Filho por meio de negociação com os proprietários das casas, de forma justa e pagando as devidas indenizações. Ao todo, 281 famílias já foram indenizadas e 39 foram beneficiadas com o aluguel social. Outras 20 encontram-se em negociações com a prefeitura.

Com informações da PMBV