Cotidiano

Bairros da zona Oeste são campeões em ‘gatos’de energia

Dados da Eletrobras Distribuição Roraima mostram que os bairros com maior incidência de ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, são o Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Centenário e Araceli Souto Maior, na zona Oeste, e o ocupação Pedra Pintada, na zona rural de Boa Vista.

Conforme o diretor-presidente da Eletrobras, Anselmo Brasil, o trabalho de inspeção para evitar o problema, acontece em todos os municípios do Estado. “Tanto na Capital como no interior, notamos este problema. É uma situação indesejável não só para nós como também para o consumidor”, comentou.

O problema prejudica principalmente os consumidores que estão regularizados junto a Eletrobras. “Quem paga a conta de energia e tem no entorno de sua residência casas com ligações clandestinas, é prejudicado devido às quedas de tensão, já que o transformador acaba ficando sobrecarregado, podendo até queimar o equipamento e causar falta de energia na região”, frisou.

Além dos transtornos causados ao consumidor legal, a ligação clandestina pode colocar em risco a vida de quem a efetua. “O ato de fazer o ‘gato’ traz um grande risco de morte para quem está fazendo e até mesmo para terceiros. É melhor está regularizado, conforme a lei, do que colocar em jogo a vida”, comentou o presidente.

Para fazer a ligação de forma legal ou para denunciar ligações clandestinas, o consumidor pode entrar em contato com a Eletrobras pelo número telefônico: 0800-7019-120; ou ir pessoalmente até a sede da instituição, na Avenida Terêncio Lima, 2152, Centro, em Boa Vista. “Nós temos equipes de prontidão para fazer o atendimento à população 24h por dia, basta apresentar a documentação e títulos da propriedade”, afirmou.

No caso de solicitação para ligação de energia a rede, o serviço é feito em cerca de um dia. No entanto, o presidente Anselmo Brasil informou que existem situações que a instituição não pode atender. “É o caso de residências em áreas de preservação ambiental, pois estaríamos dando legalidade à permanência dessas invasões. É um caso que ocorre com frequência aqui na Capital”, acrescentou.

INTERRUPÇÕES – Quanto às interrupções do fornecimento de energia, a Eletrobras informou que foram registrados 11 casos em Boa Vista somente neste ano. “Uma foi de responsabilidade nossa, em que o problema ocorreu dentro de uma subestação. Outras nove foram por problemas na linha da Venezuela ligada à Boa Vista, em uma região que tem alta incidência de descarga atmosférica. E última e mais curiosa, do dia 6 [sábado] para o dia 7 [domingo] de maio, que aconteceu por conta de uma cobra sucuri, que subiu na torre de transmissão e fechou uma fase, desligando toda a energia da Capital”, contou. (B.B)