Política

Bancada do PRB recebe ministro para debater sobre Reforma da Previdência

A bancada do PRB (Partido Republicano Brasileiro) na Câmara recebeu o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano, para ouvir esclarecimentos sobre as regras permanentes e de transição da PEC 287/2016. 

O ministro respondeu dúvidas dos deputados do PRB sobre a reforma da Previdência. Mais cedo, ele se encontrou com parlamentares do PSD e ontem respondeu a questões da bancada do PMDB na Casa. Ao sair da reunião, Meirelles enfatizou a necessidade de se aprovar a reforma nos moldes do texto proposto pelo governo e pediu que os parlamentares não façam alterações que, segundo ele, possam tornar a reforma “inócua”. “Não adianta fazer alterações que tornem a reforma ineficiente. Não adianta fazer muito barulho para não termos o resultado esperado”, disse o ministro.

Os parlamentares do PRB consideraram positivo esse diálogo do Executivo com o Parlamento e os partidos, mas questionaram sobre a existência de alternativas para corrigir o déficit previdenciário sem prejudicar os trabalhadores.

O deputado federal Jhonatan de Jesus, que representa Roraima na reunião com o ministro, disse que a bancada vai ouvir todos os lados da questão antes de decidir sobre o voto. “A bancada ouviu ministro, como vamos ouvir agora todos que são contrários à matéria”, disse

Ele falou que sua opinião por enquanto continua a mesma: de que a reforma da previdência precisa de ajustes. “Acho que a reforma deve ser feita, mas não dessa forma. Jogar a culpa no setor rural não vai resolver o problema do país, essas regras de transição são absurdas”.

O parlamentar destacou ainda questões sérias como a do tempo de contribuição de 25 anos dando direito de aposentaria somente com 76% dos proventos. “Temos que trabalhar mais 24 para adquirir 100%, onde já se viu culpar o trabalhador pelo descontrole do governo?”, questionou.