Política

Bancada governista pode aumentar na Assembleia Legislativa do Estado

Apesar do recesso na Assembleia Legislativa, nem tudo ficou e, nos bastidores, a política continuou sendo articulada. Uma das mudanças que devem ocorrer no retorno do recesso é o aumento da bancada governista, que deve contar com 13 deputados estaduais, um número que permitirá ao Governo do Estado aprovar qualquer iniciativa, menos aquelas que exigem quórum qualificado.

O nome que mais aparece como migrante da oposição para a base governista é o do deputado estadual Joaquim Ruiz (PTN). Fontes da Folha afirmam que ele já teria fechado conversações com os articuladores do Palácio Hélio Campos. Em entrevista à Folha, o parlamentar confirmou as conversações, mas disse que por enquanto não existiria nada fechado para sua ida para a base governista.

“Estamos em negociação e estamos conversando. Minha prioridade será implantação do curso de Medicina da UERR [Universidade Estadual de Roraima], com 40% das vagas destinadas para o interior. Este é o projeto da minha vida e o legado que quero deixar para meu Estado. Então, eu estou trabalhando para que haja esse entendimento e eu não estou negociando cargos ou secretarias, mas coloquei uma proposta ao governo para deixar um legado para futuras gerações”, disse.

Ele acrescentou que é um projeto a longo prazo. “Eu coloquei minha proposta e a governadora Suely Campos [PP] está sensível. Vou sentar e explicar como vai funcionar, falar de custos e tudo o mais. Espero que a gente consiga um entendimento”, frisou.

Joaquim Ruiz está em Manaus (AM) como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), onde participa de reunião conjunta da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). O encontro, que acontece até o dia 6 deste mês, tem a finalidade de discutir a crise no sistema penitenciário nos dois estados.