Cotidiano

Bancários realizam Dia do Basta em Boa Vista

Os bancários de todo país realizam hoje, dia 10, uma paralisação em alusão ao Dia do Basta, que tem o intuito de levar informações para a população sobre a situação atual do Brasil em relação a corrupção, condições trabalhistas e direitos da população em geral.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, Adauto Andrade, o horário de funcionamento das agências não será alterado e será feita a panfletagem em diversas agências da capital. O movimento começa a partir das 8h30 na agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Ataíde Teive. “A paralisação é da classe trabalhadora, não é do sindicato. Vamos ficar na frente das agências. Um pequeno grupo de diretores que vai fazer panfletagem”, informou.

Os bancários estão também realizando mobilização nacional em relação à proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil em relação à reposição da inflação para as verbas salariais da categoria. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Roraima, os bancários pedem reajuste salarial de 5% mais a reposição da inflação. Além disso, os trabalhadores estão protestando contra a possibilidade de demissão para serem substituídos por funcionários terceirizados. “A CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] foi totalmente desestruturada e favorável ao capitalismo, indo contra o trabalhador. Agora está uma forma crítica. O martelo da Reforma Trabalhista infelizmente já foi batido”, lamentou.

Uma nova reunião dos sindicatos junto a Federação deve acontecer no próximo dia 17, quando os trabalhadores esperam que haja uma nova proposta. Caso não entrem em acordo, os bancários não descartam a possibilidade de greve geral. Em alguns estados do país já está acontecendo atos grevistas após a rejeição da proposta. (A.P.L)