Polícia

Aparelho bloqueia sinal de alarme e ladrões furtam bolsa dentro de carro

Usando o dispositivo, ladrões impedem que carro seja travado, mesmo com sinais sonoros e luminosos ativados, e furtam objetos do veículo

Estacionar o carro em locais públicos, em muitos casos, é um exercício de paciência, por não ter vaga suficiente, mas a partir de agora também precisa ser uma preocupação, considerando que muitos criminosos estão fazendo uso de um dispositivo ainda não identificado cuja função é impedir que as portas do veículo travem, deixando o caminho livre para os furtos.

Cada vez mais audaciosos e oportunistas, eles espreitaram uma vítima na manhã de quinta-feira, dia 19, no estacionamento da Feira do Produtor, no bairro São Vicente, zona Sul da Capital. O crime aconteceu por volta das 10h, quando a vítima saiu do veículo, modelo Chevrolet/S10, cor branca, para fazer uma compra, pensando ter travado as portas. Em questão de minutos, o ladrão que observava nas proximidades se aproxima, abre a porta, pega a bolsa da vítima, põe embaixo do braço e sai caminhando, calmamente.

Ele utilizou um dispositivo que impede o travamento do automóvel. Mesmo que os sinais sonoros e as luzes pisquem, é possível que o veículo continue aberto. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança. 

Ao retornar ao carro, a vítima abre a porta da caminhonete e não encontra sua bolsa que continha seus pertences. Ela procurou o 3o Distrito Policial para fazer o registro do Boletim de Ocorrência (B.O) e relatar os fatos à equipe de investigadores. Como a área é de responsabilidade do 1o DP, uma ação conjunta foi montada para tentar prender os criminosos em flagrante.

Segundo um dos agentes, o veículo usado pelos bandidos para fugir foi um Hyundai/Tucson, mas devido à qualidade das imagens ainda não foi possível fazer a identificação dos dados da placa para então chegar ao proprietário do carro usado no crime. Depois de praticar o furto, a dupla fugiu rapidamente do local. As investigações estão em curso, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

A polícia acredita na possibilidade de os meliantes estarem atuando em diversos pontos da cidade.

RECOMENDAÇÃO – Um dos policiais destacou que condutores de automóveis precisam travar o veículo e conferir se, de fato, as portas fecharam, por mais que os sinais sonoros e luminosos tenham sido vistos e ouvidos. “O dispositivo impede o travamento, mas não impede que as luzes se acendam e que se escute qualquer som, dando a impressão falsa de que o carro foi travado. É preciso apertar o botão no controle e conferir, puxando a maçaneta, se realmente travou. Além disso, não é aconselhável deixar pertences de valor dentro do carro”, explicou.

A reportagem da Folha tentou entrar em contato com a vítima para saber detalhes do furto e quais procedimentos ela está adotando para ter os itens furtados novamente. Até o fim da tarde de ontem, não obteve retorno. (J.B)

Publicidade