Cotidiano

Banheiros públicos em praça de alimentação ficam trancados

Segundo denunciantes, os comerciantes têm fechado os espaços mesmo no horário de funcionamento da praça

Usuários dos banheiros públicos localizados na praça de alimentação próxima ao Portal do Milênio, no Complexo Ayrton Senna, acionaram a Folha para reclamar da falta de acesso e higienização do local. Segundo a denúncia, os comerciantes têm trancado os espaços, impedindo que as pessoas usem os banheiros. 

Conforme um morador da região, que preferiu não ser identificado, há cerca de um mês, os comerciantes têm trancado os banheiros, mesmo no horário de funcionamento dos lanches e restaurantes. Para utilizar o local, os visitantes precisam solicitar as chaves com os responsáveis pelos boxes, mas nem sempre conseguem.

Ainda segundo o denunciante, os mercantes dizem que trancam os banheiros por conta da má utilização do local. “O que eles falam é que isso ocorre por conta do mau uso pelos venezuelanos, mas isso não é verdade, porque os banheiros já viviam sujos”, disse. “Quando alguém precisa ir ao banheiro, tem que pedir a chave dos proprietários dos boxes e conseguimos observar que os banheiros ainda permanecem imundos”, informou.

COMÉRCIO – A Folha visitou o local e confirmou que os banheiros realmente estavam fechados, apesar da movimentação na praça de alimentação onde estavam sendo servidos café da manhã e lanches.

Segundo a funcionária Jéssica Estefane, a regra de que os banheiros permaneçam trancados é da Prefeitura de Boa Vista. Os comerciantes locais alegaram que receberam orientação do município para manter as portas fechadas, disponibilizando a chave apenas para os clientes. “A regra é que cada dono do box tenha a chave e entregue para os seus clientes, fora isso tem que ficar trancado. Eu também acho errado, podia ter pelo menos um banheiro que ficasse disponível. Até mesmo para os garis que trabalham na praça e não têm como usar os banheiros ou que eles pudessem ter uma chave também”, disse.

Ela confirmou que nem sempre os comerciantes entregam as chaves. “Às vezes, a gente nega as chaves porque falam que é pra gente dar só para os clientes, para evitar a bagunça”, explicou.

Ao serem questionados sobre o fechamento dos banheiros ocorrer pelo uso indevido dos venezuelanos, uma das comerciantes disse que a má utilização não é exclusividade dos estrangeiros. “É mais por causa dos viciados em drogas e os hippies que bagunçavam muito, chegavam a roubar as lâmpadas. Devido à isso, a Prefeitura ordenou para que fizéssemos o uso das chaves”, afirmou.

Outra comerciante, Vanda Vieira, informou ainda que preferiu não ficar responsável pelos banheiros já que o custo da manutenção é de obrigação dos mercantes. “Se quebrar uma lâmpada, somos nós que temos que trocar. Mesma coisa uma pia. Não quero ter que tirar do meu lucro para pagar pelo erro dos outros”, completou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista negou ter repassado qualquer orientação de que os banheiros da praça de alimentação ao lado do Portal do Milênio devem ficar fechados, contradizendo a informação repassada pelos comerciantes.

A Prefeitura de Boa Vista informou que enviará um fiscal do setor responsável para verificar a situação e tomar as providências. Sobre a limpeza dos banheiros, o município não esclareceu quando a higienização é feita, informando apenas que o trabalho é realizado “conforme a necessidade”.

Publicidade