Cotidiano

Banhistas são vítimas de ataque de piranhas nas praias públicas

Depois de registro de ataques de piranhas na praia do Caçari, desta vez os casos ocorreram em outro balneário público

Após um mês sem registro, na manhã desta sexta-feira, 20, banhistas voltaram a relatar ataque de piranhas nas praias de Boa Vista. Desta vez, a ocorrência foi na praia da Polar, no bairro Paraviana, zona Norte, onde quatro pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança que teve ferimento no dedo do pé. Conforme os especialistas, as piranhas podem ter se deslocado de regiões de seca em busca de comida nas partes mais cheias do rio.

O servidor público Daniel Henrique, 46, uma das vítimas, contou que estava com a família quando foi atacado. “Saí gritando da água alertando os banhistas que tinha piranha no rio. Eu senti a mordida e saí correndo. Morderam meu dedo perto da unha”, relatou.

Segundo ele, o poder público deveria realizar campanhas para alertar os banhistas. “Isso não pode acontecer, a praia tem que ser interditada. O problema é que aqui não tem nenhuma placa. Eu já sabia dos ataques em outros locais, mas não aqui na Polar. Foi um grande susto”, acrescentou o servidor.

Uma das testemunhas, a servidora pública Rosa Saron, disse que a criança atacada estava brincando na parte funda do rio. “Era um menino de aproximadamente 10 anos. Ele estava brincando com os colegas quando aconteceu. Logo após o ocorrido, cheguei mais perto e a mãe dele estava tentando estancar o sangue, mas não conseguia. Não sei se foi muito grave”, comentou.

Considerados recantos de lazer da cidade, as praias costumam receber centenas de pessoas todos os fins de semana e feriados. A Defesa Civil Municipal, no ano passado, iniciou um monitoramento dos ataques de piranhas e chegou a anunciar a possibilidade de interdição das praias, mas elas continuaram sendo frequentadas pelos banhistas.

No final do ano passado, durante os meses de outubro e novembro, foram registrados cerca de 17 ataques, alguns na praia da Polar, no bairro Paraviana, zona Norte, e outros na praia do Caçari, zona Leste.

PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Defesa Civil Municipal já vem monitorando os balneários da cidade desde os primeiros registros de ataques de piranhas, ocorridos em outubro de 2016.

“De imediato, foram colocadas placas sinalizando os locais onde já ocorreram os incidentes para alertar a população. A recomendação é que as pessoas evitem entrar nessas áreas, jogar comida na água e evitar as profundezas”.

A Prefeitura ressaltou que, em novembro do ano passado, a Defesa Civil recolheu amostras de piranhas com objetivo de identificar as causas dos ataques. Mas ainda não se sabe o fator específico. “A principal hipótese está relacionada às condições climáticas, no período em que o rio começa a encher.  Esse seria o momento da desova desses peixes e, como forma de proteger os ovos, as piranhas atacam qualquer coisa que venha a se aproximar do local. A outra hipótese é a procura por alimentos”, diz a nota.

Segundo a Prefeitura, o menino que sofreu ataque de piranhas na praia da Polar não deu entrada no Hospital da Criança Santo Antônio. (B.B)