Cotidiano

Banhistas tiram placas de alerta de praias

Mesmo após novos ataques de piranhas registrados no início da semana na Praia da Polar, zona Leste de Boa Vista, os banhistas continuam arriscando o banho de rio. De acordo com a Defesa Civil Municipal, as fiscalizações estão sendo realizadas com frequência e placas de alerta foram fixadas nas praias de maior incidência dos ataques. A Folha foi até a Praia da Polar na tarde de ontem, 29, e encontrou dezenas de pessoas no local, inclusive crianças! As placas de alerta foram arrancadas e deterioradas.

Por conta do período de final de ano e recesso, algumas famílias estavam aproveitando o dia na praia na tarde de ontem. A Folha conversou com algumas pessoas e a maioria alegou não saber da existência de ataques de piranhas naquela localidade. Crianças de diferentes faixas etárias tomavam banho na margem do rio.

Conforme o diretor da Defesa Civil, Amarildo Gomes, os ataques ocorrem geralmente quando o nível do rio começa a subir. “Este ano estamos enfrentando um fenômeno natural diferente, o La Niña, que tem acarretado no aumento das chuvas. O mês de dezembro geralmente é marcado pelo baixo volume pluviométrico, mas não é o que está acontecendo agora. Com o rio cheio, as piranhas vão para as margens se alimentarem e também para desovar”, explicou.

O motivo foi constatado, ainda de acordo com Gomes, após estudos e pesquisas de um biólogo procurado pela Defesa Civil. Ainda segundo ele, as praias de maior incidência dos ataques são Cauamé, Polar e Caçari, todas banhadas pelo rio Cauamé. “Os banhistas devem evitar o banho no rio após fortes chuvas e durante esse período. É preciso muito cuidado! Procuramos orientar, divulgamos e realizamos trabalho de prevenção, mas a população precisa colaborar”, pediu o diretor.

RÉVEILLON – Para que não haja nenhuma ocorrência na virada do ano, a Defesa Civil Municipal reforçou as orientações à população. “Pedimos às pessoas muita atenção, principalmente quem for ingerir bebida alcoólica. O rio está cheio e perigoso. Estamos pedindo muito cuidado e alertando para que nada de mal aconteça a ninguém. Esperamos por um final de ano tranquilo e sem nenhuma ocorrência no primeiro dia de 2017”, informou. (C.C)