Cotidiano

Bebê venezuelano é internado no Hospital da Criança com suspeita de Sarampo

De acordo com a Prefeitura, a criança havia chegado com a mãe há cerca de 20 dias na Praça Capitão Clóvis

Autoridades municipais de saúde estão em alerta após um bebê venezuelano de um ano de idade ter dado entrada no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) com suspeita de sarampo. A criança seria filha de uma moradora de rua, que teria chegado a Roraima há cerca de 20 dias.

“A equipe da Vigilância Epidemiológica esteve na praça Capitão Clóvis, onde se encontram acampados dezenas de imigrantes venezuelanos, para investigar a ocorrência do caso suspeito de sarampo e realizar um bloqueio vacinal contra a doença nas pessoas que apresentaram critério para vacinação”, destacou a Prefeitura de Boa Vista, em nota.

A nota destaca também que prefeitura também realizou pela da manhã desta terça-feira, 13, o bloqueio vacinal na praça do Garimpeiro. “O sarampo é uma doença infectocontagiosa e pode ser prevenida através da vacina, disponível nas unidades básicas de saúde. Lembramos a população boa-vistense sobre a importância de manter a carteira de vacina em dia”, complementou.

Ainda segundo a Administração Municipal, uma amostra de sangue da criança já foi colhida e será analisada nesta terça-feira, no Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR), para confirmação do caso.

Desde o agravamento da crise no país vizinho, o Estado já mais de 40 mil venezuelanos, o que representa 10% de toda a população da capital. Pouco mais de 12 mil pediram refúgio para viver no país. Sobre o bebê, ela seria natural da cidade El Tigre, Norte da Venezuela. “A criança está no isolamento do HCSA recebendo todo o suporte da equipe”, concluiu.