Saúde e Bem-estar

Bioquímico reforça a importância de manter os exames laboratoriais em dia

É importante também que o paciente esteja atento ao controle de qualidade do laboratório que irá realizar os exames

Manter a saúde em dia é indispensável, e assim como adotar hábitos saudáveis, realizar exames de rotina também é de extrema importância. De acordo com o bioquímico Roosevelt Pontes e Diretor Técnico do Laboratório Pontes de Albuquerque, homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer, anualmente, um check up, que nada mais é do que uma bateria de exames solicitada por médicos especializados, que dá um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do organismo.

O aconselhável é manter uma periodicidade anual, porém, em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado e diabetes, evitando que essas patologias se agravem.

Para o bioquímico, é importante também que o paciente esteja atento ao controle de qualidade do laboratório que irá realizar os exames. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Repetir testes duvidosos para um controle de qualidade mais efetivo garante confiabilidade aos resultados.

“O laboratório tem que fazer parte do Programa Nacional de Controle de qualidade que faz a avaliação externa. E a avaliação interna que é uma mostra de controle que dá mais certeza do valor correto. No início de cada mês, realizamos a avaliação feita pelo responsável técnico. A vigilância Sanitária exige esse certificado”, contou.

Além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante na medicina preventiva. Diversas patologias podem ser prevenidas com a realização desses exames. As análises clínicas são executadas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. Esses profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico.