Cotidiano

Bloco resgata o som das marchinhas de Carnaval

Último a entrar na avenida na noite deste sábado, 25, o bloco Papaxana promoveu uma lembrança dos antigos carnavais aos foliões

Para finalizar a noite deste sábado, 24, foi a vez do bloco Papaxana animar os presentes na festa do Carnaval 2017 de Boa Vista, na Avenida Ene Garcez.

O bloco entrou na avenida, às 23h, acompanhado pela cantor Ranoldo Alves e Banda. No show, a festa procurou promover as antigas marchinhas de carnaval, gênero musical famoso nas avenidas desde os anos 20.

HISTÓRICO – O bloco surgiu em 1990 quando as discussões sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol já eram motivo de tensão entre índios e não índios. Um grupo de amigos que se reunia aos finais de semana no bar do Braulino, no bairro Aparecida, e no Bar do seu Zé (Secos e Molhados), no centro de Boa Vista, teve a ideia de criar um bloco de carnaval abordando a questão de forma humorada.

A partir de uma brincadeira e com a junção de nomenclaturas étnicas, surgiu o nome “Papaxxana”. O bloco levará para a avenida a magia dos carnavais de rua tradicionais de Boa Vista ao som de muito frevo, axé, brega, elétrico e sofrência.

Publicidade