Cotidiano

Boa Vista e 9 municípios ficarão sem luz e água na manhã de domingo

Suspensão no fornecimento de energia em Boa Vista e nove municípios será das 06h às 13h30 para que seja instalado um equipamento

A empresa Eletrobras anunciou ontem a interrupção do fornecimento de energia elétrica por toda a manhã de domingo, 22, em Boa Vista e outros nove municípios de Roraima. O desligamento será das 06h às 13h30 para que seja feita a instalação de um compensador estático na subestação do Monte Cristo, zona rural. O corte também vai atingir o sistema de abastecimento de água em algumas localidades.
O equipamento a ser instalado auxiliará no suprimento de energia elétrica vindo da Venezuela através do linhão de Guri, que é insuficiente para a demanda do Estado. O gerente do departamento de operações e manutenção da Eletrobras, Jocely Ferreira, explicou que durante o apagão o parque térmico, com capacidade de geração de 60 megawatts, atenderá serviços essenciais, como os hospitais públicos e particulares, os depósitos de remédios estaduais e da prefeitura e o elevatório da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), no bairro São Pedro.
“A demanda de todo o Estado atualmente é de 170 megawatts. O parque não pode atender tudo isso, então é por isso que algumas regiões ficarão sem energia no tempo estipulado”, disse.  O período do corte pode variar e depende do progresso dos serviços de instalação e das condições climáticas.
Jocely Ferreira afirmou que a Eletronorte solicitou o desligamento momentâneo da energia para instalar um equipamento grande e de conexão complexa a fim de garantir a segurança dos técnicos e do próprio compensador estático. “Este serviço de instalação vai dar uma melhor qualidade no fornecimento de energia vinda da Venezuela e aumentar um pouco a força do suprimento. Teremos um ganho significativo com este compensador”, afirmou. Ele frisou que o equipamento será apenas conectado e passará por fase de testes durante todo o mês de fevereiro e, dependendo dos resultados, finalmente entrará em operação.
Segundo ele, o trabalho tem um viés preventivo, pois hoje a linha de Guri que abastece o Estado manda cerca de 100 a 110 megawatts, e o restante precisa ser completado pela Eletrobras. “Estamos no limite há algum tempo. Não há nenhuma sinalização formal da empresa venezuelana de distribuição energia de que haverá um corte definitivo, mas todos são conhecedores da situação que o país vem passando”, lembrou, mencionando o risco da dependência energética de Roraima.
A instalação das três termelétricas locais, segundo o gerente, vão complementar a necessidade do Estado. Duas delas já estão prontas e apenas aguardam licença de operação expedida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) para operar. “A terceira usina deve estar pronta na segunda quinzena de março. Assim, teremos completo todo o suprimento de geração térmica de energia do Estado instalado. Se algum problema com a energia da Venezuela surgir, a demanda poderá ser suprida de forma tranquila”, explicou.
SEM ÁGUA – O Governo do Estado anunciou que o fornecimento de água também deverá ser afetado em Boa Vista durante o corte de energia, mas somente em algumas partes da cidade. A área do bairro São Pedro, zona Leste, onde se localiza a sede da empresa, permanecerá em funcionamento normal, inclusive na captação e tratamento de água.
Os bairros que deverão ser atingidos com a interrupção do fornecimento de água são: Pintolândia, Caranã, Tancredo Neves, Raiar do Sol, Equatorial e adjacências. Bairros como São Pedro, São Vicente, São Francisco e adjacências não deverão ter o serviço interrompido, conforme o fornecimento.