Política

Boa Vista está entre as 14 cidades mais seguras para se viver no Brasil

Capital de Roraima se destaca em ranking nacional ficando à frente de cidades importantes no quesito segurança pública

No que tange à segurança pública, a capital de Roraima recebeu um importante destaque em relação às outras cidades do país. O avanço foi apontado no ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, publicado recentemente na Revista Exame. O estudo aponta uma surpreendente melhora no índice, em que Boa Vista subiu 24 posições em relação ao ano passado e aparece em 14º lugar na edição 2017 no ranking dos municípios mais seguros do país. O município somou 1,416 pontos.

O bom desempenho, conforme a secretária estadual de Segurança Pública, Giuliana Castro, é resultado de um trabalho realizado com muito esforço e persistência. “Nós vivemos em um cenário nacional muito ruim e, mesmo diante de todas as expectativas negativas, Roraima é um Estado que tem conseguido crescer e superado as expectativas às médias nacionais em relação à criminalidade”, relatou.

Seis critérios foram fundamentais para chegar ao resultado final do ranking: o monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito, despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.

Ainda segundo Giuliana, as 24 posições foram conquistadas com um amplo trabalho em conjunto. “A melhoria na Segurança Pública se deve aos esforços de cada homem, de cada mulher que trabalha na Segurança Pública, de cada policial que atua diariamente no enfrentamento ao crime e também aos investimentos do Governo na área”, analisou.

Boa Vista, junto com o município de Parintins (AM), são as únicas cidades da Região Norte que aparecem na pesquisa. As duas cidades ficaram à frente de capitais e cidades turísticas como Campos do Jordão (SP), Recife (PE) e Aracaju (SE).

INVESTIMENTOS – A notícia boa coincide com ações realizadas pelas instituições de Segurança Pública do Estado de Roraima. Recentemente, a governadora Suely Campos entregou 24 novas viaturas para a Polícia Civil de Roraima. As viaturas serão utilizadas em diligências de rua e também no trabalho administrativo da força policial. “É de conhecimento geral a evolução do crime organizado, que torna muito delicada a situação da segurança pública. Hoje convivemos com crimes de outra natureza, mais difíceis de serem enfrentados. Precisamos valorizar a área e por isso estamos priorizando esses investimentos”, disse a governadora.

Conheça as cidades que se destacaram com os melhores índices de segurança do Brasil, conforme o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems: