Cotidiano

Boa Vista mantém recorde da maior paçoca do mundo

A pesagem marcou o penúltimo dia de atividades do Arraial Boa Vista Junina 2016

O recorde da Maior Paçoca do Mundo continua em Boa Vista, agora são 775 quilos da iguaria, 275 a mais que no ano passado. A pesagem ocorreu na penúltima noite de arraial, ao vivo em pleno Boa Vista Junina, na frente de milhares de espectadores que puderam saborear o prato típico de Roraima. A porção gigante serviu cerca de 25 mil pessoas.

Foram sete pesagens em uma balança gigante, em cada uma foram descontados 43 quilos equivalentes ao peso do tacho. Na quinta pesagem o recorde de 500 quilos do ano passado já havia sido quebrado. A Maior Paçoca do Mundo foi feita em três dias e levou na receita 500 kg de carne de sol, 350 kg de farinha, 150 kg de cebola e 60 litros de óleo. A produção ficou a cargo de 15 pessoas sob o comando de dois paçoqueiros tradicionais de Roraima: Raimundo Costa e João Carlos Souto Maior.   

“Trabalhar com alimento é gratificante, no nosso caso é uma rotina,  mas com essa quantidade de matéria-prima foi um grande desafio. Graças a Deus deu tudo certo”, contou João. “Em alguns momentos a gente ficou um pouco apreensivo, mas foi gratificante no final porque a gente superou as expectativas”, completou Raimundo.

Segundo o Guinness World Records, o desafio não é realizado em nenhum outro lugar do mundo. “Nós esperávamos 700 quilos e para nossa surpresa essa quantidade foi superada. A paçoca é feita com a farinha dos índios Taurepang, da comunidade do Bananal, com ingredientes totalmente regionais, valorizando nossa cultura e gastronomia”, disse a superintendente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Alda Amorim.

Moradores da Comunidade Indígena do Bananal, no Município de Pacaraima, conferiram a quebra de recorde da paçoca que leva na receita um dos principais produtos da região. O tuxaua Tércio da Silva recebeu a primeira porção da maior paçoca do mundo em uma simbólica panela de barro.

“A gente se sente feliz porque é a segunda vez que a comunidade Bananal fornece a farinha para a maior paçoca do mundo, como reconhecimento de muitos anos trabalhando com esse produto. Foi uma grande responsabilidade, inclusive de representar todas as comunidades indígenas que produzem farinha”, falou.      

Quem esteve no Boa Vista Junina não saiu de mãos vazias. A Maior Paçoca do Mundo serviu cerca de 25 mil pessoas no Maior Arraial da Amazônia. “Tá muito gostosa, eu vou voltar pra pegar de novo”, disse a estudante Karinne Gonçalves, 21 anos, ao provar a paçoca.

O professor Luiz Mário da Silva chegou na fila cedo pra experimentar a maior paçoca do mundo. Para ele, o recorde tem um papel que vai além do desfio. “É importante para o turismo, pois as pessoas ficam curiosas pra provar a paçoca de Roraima”, falou. 

Com informações da Prefeitura de Boa Vista