Cotidiano

Boa Vista tem 450 registros de acidentes de trabalho

A maioria dos acidentes registrados entre os anos de 2012 e 2016 ocorreram em atividades de atendimento hospitalar

Em 2016, cerca de 450 comunicações de acidentes de trabalho foram registradas em Boa Vista. Os dados foram constatados no Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta que foi lançada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) na semana passada, a fim de monitorar e mapear a situação da segurança e saúde no país.

A Procuradoria-Geral do Trabalho garantiu que a ferramenta é de fundamental importância para a atuação do Ministério Público do Trabalho e demais órgãos públicos e entidades que precisam dos dados. Conforme apontado pela Procuradoria, as informações produzidas nos cruzamentos de dados possibilitam identificar tipos de acidentes de trabalho, localidade e setor. O Observatório vai auxiliar programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

Além dos dados já citados, a ferramenta apresenta indicadores de frequência de acidentes de trabalho, número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados, dias de trabalho perdidos, mortes acidentárias, localização dos acidentes e afastamentos, ramos de atividade econômica envolvidos, perfis das vítimas e descrições da Classificação Internacional de Doenças.

Conforme o sistema de busca do Observatório, das 450 comunicações de acidentes de trabalho registradas em 2016, 111 foram relacionadas a fraturas e 84 em relação a cortes e lacerações. No geral, a maioria dos acidentes ocorreu em comércio varejista de ferragens, madeira, materiais de construção e comércio varejista de gênero alimentício. Em 2017, a Previdência Social em Roraima garantiu que 129 auxílios doença por acidente foram concedidos até o momento.

DADOS NACIONAIS – A maioria dos acidentes registrados entre os anos de 2012 e 2016 ocorreram em atividades de atendimento hospitalar, comércio varejista, administração pública em geral, construção de edifícios, transporte rodoviário de carga e atividades de Correio. Em relação às partes do corpo mais atingidas, os pés e as mãos lideram o ranking. Entre as lesões mais frequentes, estão corte, laceração, feridas contusas e puncturas, fraturas, contusão e esmagamento, distensões e torções.