Cotidiano

Boa Vista tem impacto de voluntariado neste sábado

A ideia é verificar primeiro as necessidades, e descobrir meios de solucionar aquele problema

Uma feira oferece atendimento médico e jurídico gratuitamente para a população na tarde de sábado. Um flashmob também ajuda os moradores da cidade a entenderem a importância de ser voluntário
Em Boa Vista cerca de dois mil jovens se unem para fazer ações solidárias dos mais diversos tipos. Eles fazem parte do projeto A Sociedade, que tem 25 mil jovens que se inscreveram para serviços de voluntariado e de potencialização de ações de bondade em toda a região norte do Brasil.
Cinquenta deles decidiram montar um espaço para atendimento ao público, gratuitamente. São médicos, enfermeiros, advogados e cabeleireiros que realizam uma feira na praça Germano Augusto Sampaio.
Outras ações acontecem na cidade. Não estranhe se você estiver carregando sacolas pesadas e um jovem te oferecer uma ajuda ou até mesmo uma carona.
Instituições como asilos e orfanatos estão também na rota da solidariedade. Pela manhã, os alvos são pacientes e familiares do Centros de Atenção Psicossocial a Álcool e outras Drogas, os Caps.
Outros jovens decidiram dar aula de civismo em praça pública. Na Praça das Águas, 400 jovens fazem uma ação surpresa, chamada flashmob. A iniciativa consiste na presença de dois idosos carregando uma mala pesada, precisando de ajuda. 
Quem se sensibilizar e for ajudar os idosos será homenageado pelos jovens que estarão disfarçados entre as pessoas que circulam na região. A ideia é mostrar que todos podem ser amáveis com o próximo, e a oportunidade de ajudar aparece a todo momento.
A Sociedade
Projeto iniciado este ano, com a intenção de envolver jovens da geração Y em ações sociais periódicas. Dados da pesquisa divulgada pelo Datafolha no final de 2014 motivaram a criação do projeto. Somente 3 a cada dez brasileiros realiza ações voluntárias, e 60 % dos que jamais doaram tempo ou energia em benefício de algum projeto, obra ou pessoa não fizeram porque nunca foram convidados (29%), nunca pensaram na possibilidade (18%) ou não sabem como obter informações a respeito (12%).
O grupo, chamado de A sociedade, tem como inspiração dois jovens norte-americanos que se uniram em 1879 para fazer o bem, e a ideia é que cada jovem convide um amigo para serem agentes do bem ao longo deste ano.
Principais ações Feira de Saúde – Praça Germano Augusto Sampaio Horário: das 16h30 às 18h
Flashmob Praça das Águas – Das 19h30 até as 20h30