Cotidiano

Boa Vista terá Registro de Guarda de pets

Documento pode ser usado para auxiliar a busca de um animal em caso de perda ou fuga e ainda para facilitar o transporte em viagens

Hoje, eles são mais que meros bichos de estimação. Fazem parte da família e em alguns casos, são como filhos para seus donos. Os pets ganharam importância nos lares brasileiros e em Roraima não poderia ser diferente.

Pensando em proporcionar maior segurança ao elo entre os animaizinhos e seus donos, o Cartório do 1º Ofício lança oficialmente nesta sexta-feira (21), ás 15 horas, o Identipet: um registro de declaração de guarda de animais domésticos, no qual constam todas as informações sobre o bichinho, bem como foto, além dos dados do seu guardião.

O documento servirá para identificar o pet e o seu dono, podendo ser usado para auxiliar na busca pelo animal, em caso de perda ou fuga, e ainda, facilitar o transporte em viagens e, até, em disputas por guarda.

Lançado inicialmente no Rio de Janeiro, em abril, o serviço agora está disponível em Roraima. O tabelião do Cartório do 1º Ofício, Joziel Loureiro, ressalta que é cada vez maior a busca dos guardiões por reforçar o elo com seus bichinhos.

“Hoje existe um cadastro nacional de pets. E os registros feitos aqui em Roraima também vão constar nesse cadastro. Os próprios donos começaram a manifestar o desejo de ter esse registro, apesar de já existir o Pedigree, mas que é restrito a animais de raça. O Identipet não faz distinção e qualquer pessoa poderá registrar o seu bichinho, independente da raça. É um ato de carinho ter o seu animal registrado. É como se fosse uma certidão de nascimento”, disse.

Independente da idade do animal, o registro pode ser feito. “O proprietário inclusive pode fazer a atualização dos dados, até porque o animal muda desde filhote até a idade adulta”, frizou Loureiro.

O documento está disponível no cartório Loureiro e deve ser preenchido pelo guardião do animal para registro.

PROTEÇÃO – Além de preservar o animal, o documento representa uma ação de política voltada para defesa dos animais com dados públicos. Para aqueles que gostam ou que lutam pelos direitos dos animais, representa um passo importante para o acolhimento e para a proteção.

Presidente da Yawara, uma ONG que se dedica a acolher, cuidar e buscar um novo lar para bichinhos abandonados, Debora Almeida, aprovou a iniciativa. “A iniciativa representa a humanização do tratamento aos animais de estimação passando a fazer parte da família, documentalmente, como pode garantir uma segurança ao tutor quando precisar comprovar esses dados, agora devidamente registrados em um cadastro nacional”.

O registro vai além. A expectativa é que a medida possa reduzir o elevado número de animais perdidos, que chegam a adoecer e sofrer maus tratos, ou seja, vai contribuir diretamente para uma questão de saúde pública. Segundo dados do IBGE coletados em 2013, são 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos que vivem em lares de todo o país.

A Yawara inclusive indicará um dos animais acolhidos na instituição para ser o primeiro a ter o registro. Será o Gaspar, um cãozinho sem raça definida, que será o pet 001 em Roraima.