Política

Bolsonaro pode se aliar a partido de Telmário Mota

O deputado estadual Jair Bolsonaro costura alianças com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), presidido em Roraima pelo senador Telmário Mota e tem conversado sobre o assunto diretamente com o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson.

As portas estão abertas para que os acordos com a legenda se consolidem, mas Roberto Jefferson afirma que, se Bolsonaro disputar uma eleição presidencial com o apoio do partido, será necessário que toda a executiva da sigla seja convocada para uma reunião com deputados e senadores do PTB.

Bolsonaro já foi filiado ao partido e é provável que a legenda o ajude em 2018. A negociação e o acerto com o presidenciável é vista com bons olhos pelo líder do partido em Roraima, senador Telmário Mota.

Apesar de afirmar publicamente seu apoio a causas indígenas e ser ideologicamente “de esquerda”, Mota garante que ele e Bolsonaro têm coisas em comum. “Por exemplo, tem coisas que o Bolsonaro defende que se tiver um projeto de governo é até bom. Ele é a favor da mudança no estatuto do desarmamento e eu também. Nós dois achamos que o país perdeu para as organizações criminosas e que precisamos dar ao povo segurança e que precisamos restabelecer o Brasil como instituição. Então temos isso em comum”, garantiu.

Quanto aos pontos divergentes entre os dois, como a questão indígena, o parlamentar roraimense afirma que Bolsonaro pode estar desinformado. “É uma oportunidade boa para informar a ele como é que a coisa acontece. Eu defendo os direitos conquistados dos indígenas, que não podem ser retirados. Eu vejo muita gente que hoje pensa na questão indígena de forma diferente e acredito que as terras protegidas devem ser utilizadas no processo de inclusão social e produtiva. Então tem muita coisa que podemos discutir, pois a visão que ele tem é vinda da cidade dele, então precisamos estar abertos ao debate”, disse.

O acordo entre os políticos ficou mais firme com a perspectiva do deputado federal Jair Bolsonaro chegar ao segundo turno nas eleições presidenciais de 2018, revelada por recentes pesquisas de intenção de voto.

Pelo menos dois parlamentares já procuraram Bolsonaro para se colocar à disposição como candidato a vice-presidente na chapa e um deles é do PTB. Mas Telmário explicou que tudo ainda está sendo negociado. “Na verdade, o partido não discutiu com os parlamentares quem vai apoiar ou não para Presidência da República. O partido tem conversado com vários pré-candidatos, como Bolsonaro e vamos verificar”, explicou o senador.

SAÍDA – Bolsonaro já está de saída do Partido Social Cristão (PSC) desde março deste ano, quando se declarou traído pelo presidente da legenda, Pastor Everaldo, então flagrado costurando alianças partidárias com o PCdoB no Paraná e no Maranhão. Na ocasião, Bolsonaro publicou um vídeo em mídia social no qual reafirmava sua opção por uma legenda limpa e cogitava a criação de um novo partido.

Segundo confirmado pelo deputado e por seu presidente, o PEN, novo partido de Bolsonaro vai mudar de nome e poderá se chamar Partido da Reedificação da Ordem Nacional (Prona) ou Patriotas. O nome mais cotado é Prona, por já possuir uma tradição e dada a identificação de Bolsonaro com seu ex-líder Enéas Carneiro, falecido em 2007 e conhecido por seu bordão “Meu nome é Enéas” e suas propostas nacionalistas.