Cotidiano

Bombeiros fazem advertência para banhistas do Rio Branco

O período de estiagem não encerrou. Nesta época de muito calor no Rio Branco surgem belas praias. Uma das mais frequentadas pela população, a Praia Grande, este ano recebe um número maior de banhistas se comparado com anos anteriores. O motivo é que desta vez a praia surgiu do lado oposto ao usual, em Boa Vista, em vez do lado do município do Cantá, o que exigia a travessia em embarcação.

Apesar das praias e de boa parte do rio ainda estar rasa, a Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), faz uma série de recomendações para se evitar afogamentos. O comandante da Companhia, o tenente Assis Santos aconselha aos banhistas a prestarem atenção nas correntezas, que são muito presentes no Rio Branco.

“É necessário tomar muito cuidado, pois elas não só prejudicam a natação, mas também podem trazer alguns obstáculos que podem causar ferimentos. Essas lesões podem levar ao afogamento”, recomendou.

Outra orientação é quanto aos bancos de areia. Segundo Santos, muitos banhistas não percebem a existência deles. As pessoas costumam andar pelo rio imaginando que ele está raso em todos os cantos. Neste período de estiagem, eles mudam constantemente. “Nosso rio, devido o solo ser muito arenoso, ele não tem uma constância de praias e bancos de areia. Quando alguém cai em um, nesse momento criam-se remansos e correntezas fortes que acabam puxando a pessoa”, explicou.

Em relação às bebidas alcoólicas, o comandante da Companhia de Salvamento recomenda que após a ingestão não se deve entrar no rio. “O banhista pode ter uma grande chance de afogamento sob o efeito de álcool. O mesmo acontece após a alimentação. Verificamos que na maioria dos afogamentos essa prática é comum e as tragédias acontecem mesmo com aqueles que sabem nadar”, alertou.

Para banhistas que vão às praias levando crianças, o cuidado deve ser redobrado. A recomendação é que nesse dia o adulto não ingira bebida alcoólica e foque sua atenção nos pequenos. “Quem quiser se divertir não leve crianças. Escolha um dia para ir sem eles, pois qualquer deslize pode ser fatal”, pontuou.
Quanto às pessoas que utilizam embarcações, é necessário o uso de coletes salva-vidas. Os pilotos também devem tomar cuidado com a velocidade devido aos bancos de areia. “O condutor pode estar andando em alta velocidade e se defrontar com um banco de areia. Ele pode ter tanto prejuízo material quanto de vida”, finalizou.