Cotidiano

Bonfim e Baliza poderão receber recursos para serviços odontológicos

Dos 15 municípios de Roraima, apenas dois estão credenciados para receber os recursos do Ministério da Saúde

O Governo Federal anunciou a liberação, por meio do programa Brasil Sorridente, de R$ 344 milhões para a saúde bucal em municípios brasileiros. Esse recurso vai possibilitar a aquisição de 10 mil cadeiras odontológicas com raio-X, o credenciamento de 34 unidades odontológicas móveis, e vai custear 2.299 equipes de saúde bucal.

Conforme a Portaria 1.739, publicada no dia 13 deste mês, os municípios de Roraima credenciados pelo Ministério da Saúde que vão receber os recursos são Bonfim, na região leste do Estado, e São João da Baliza, na região sul. No entanto, os incentivos de custeio somente serão repassados caso não exista nenhuma irregularidade.

A respeito do assunto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que está no aguardo dos detalhes sobre a aplicabilidade dos recursos, mas que o Estado já disponibiliza o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), estabelecimento cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que oferece à população serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca.

Conforme a Sesau, também são disponibilizados serviços como a saúde coletiva – de odontologia preventiva e triagem – endodontia, cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, estomatologia, odontologia para pacientes com necessidades especiais, odontopediatria, prótese dentária, imaginologia e radiologia odontológica. Ao todo, a unidade possui 30 profissionais entre odontólogos, auxiliares, técnicos e serviço administrativo. (A.G.G)

Publicidade