Cotidiano

Bonfim é o terceiro município do Estado a receber implantação da Redesimples

O município de Bonfim, localizado a cerca de 125 quilômetros da Capital, região leste do Estado, é o terceiro a receber a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr). Alto Alegre e São Luiz do Anauá serão os próximos. Até o final do ano, oito municípios vão estar conectados à Junta Digital.

Com a implantação da Redesimples, os empresários locais contam com o sistema integrador da Jucerr. Pelo sistema, profissionais da área e interessados podem realizar a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas pela internet. O vice-presidente da Jucerr, Vanderlan Oliveira, explicou que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai dar apoio aos municípios por meio da Sala do Empreendedor.

Para ele, a Redesimples no interior é uma forma do município estar mais perto do Estado, simplificando o serviço de forma mais ágil, segura e simples. “Com a Junta Digital, que permite isso, não é preciso que o empresário se desloque até a Capital. Ele vai receber tudo digitalmente”, informou. Ele frisou que as Salas do Empreendedor vão estar disponíveis em todos os municípios que receberam a rede.

O sistema integrador funciona para qualquer tipo de empresa. De acordo com Oliveira, cada estabelecimento vai receber uma tabela, onde a prefeitura vai identificar alto, médio ou baixo risco. As de alto risco vão exigir do município uma fiscalização a depender da atividade, enquanto as de baixo risco, que não oferecem risco à sociedade, como escritórios, têm a vantagem da rapidez na abertura.

Ao abrir uma madeireira, considerada uma companhia de alto risco, o vice-presidente explicou que são necessárias a fiscalização e a autorização dos órgãos que envolvem o meio ambiente. Para este tipo de entidade, ele explicou que a documentação fica pronta em torno de 30 dias.

Segundo ele, de cada 100 empresas que se dirigiam à Junta, mais de 50% eram relacionadas a companhias de baixo risco. “Eles ficavam numa fila sem necessidade. Agora vamos dar agilidade a esse grupo, é como se fosse um filtro”, ressaltou.

BENEFÍCIOS – Para Oliveira, os principais benefícios que a Redesimples traz é a abertura de mais empresas, o que contribui com a economia no local. Nos municípios do interior, há um número elevado de empresas que estão na ilegalidade por conta da burocracia que existia com a empresa. Com a implantação integrada, a Jucerr tem a esperança de que as empresas sejam formalizadas, uma vez que a prefeitura local vai dar o apoio necessário.

Uma vez dentro da lei, Oliveira destacou que o empresário vai conseguir vender melhor os produtos e o município vai conseguir arrecadar seus tributos. “Além disso, o empreendedor legalizado tem mais acesso a bancos para gerar economia, empréstimos e o capital de giro para fomentar o comércio”, frisou.

IMPLANTAÇÃO – O vice-presidente explicou que a instalação da Redesimples nos municípios depende da internet de cada local. Para tanto, ele informou que o Sebrae realiza a primeira visita e faz a perspectiva do projeto integrado a rede. Após isso, a Jucerr contata o prefeito da localidade para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e a equipe da gestão para pelo treinamento junto à Jucerr. (A.G.G)