Esporte

Boxer roraimense faz treino de luxo com atleta da seleção olímpica da Venezuela

Mila Franco iniciou uma série de sessões de sparrings e treinamento táticos com a boxeadora Tayones Cerdeño, a número um da seleção olímpica da Venezuela

Depois de cinco lutas contra boxeadoras venezuelanas tendo vencido três combates por pontos, um por nocaute e uma derrota por pontos, a boxeadora roraimense Hemilainy “Mila” Moraes Franco, categoria Mosca 51 kg, iniciou esta semana uma série de sessões de sparrings e treinamento táticos com a boxeadora Tayones Cerdeño, da seleção olímpica da Venezuela, a número um venezuelana na categoria 48/51 kg, e com perspectiva de disputar os Jogos Olímpicos do Japão em 2020. Os treinos vão até esta sexta-feira no Ginásio Allan Costa, no Bairro Buritis.

“Gradativamente estamos subindo o nível de treinamento da Mila Franco como também as lutas e sparings com boxeadoras com mais experiência, pois aqui no Estado não temos atletas no peso, idade e o nível técnico compatível com o dela, então continuamos o intercâmbio com o pugilismo venezuelano”, disse o treinador Bráulio Gomes da Costa, que está custeando o transporte, alimentação, hospedagem e ajuda de custo do treinador Jesus Machado e da atleta venezuelana Tayones Cerdeño, em parceria com o Ginásio Allan Costa. Os treinos têm o auxilio do treinador Allan Silva Costa e o apoio do Galpão do Moisés Alves.

BRASILEIRO – Os treinamentos de Mila Franco visam disputar o Campeonato Brasileiro de Boxe a ser realizado do dia 17 a 23 de setembro em Cuiabá-MT. Mas, problemas na documentação podem atrapalhar a participação da roraimense na competição.

“Ela está inscrita na Federação para participar e já está com as passagens aéreas compradas através do incentivo do Bolsa Atleta Municipal, porém no sábado recebi a informação do responsável pelas inscrições da atleta, Helton Roberto Cavalcante, que a boxeadora teve a inscrição indeferida pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB) devido a erros no envio dos documentos”, disse. “Helton disse que os erros foram corrigidos e está fazendo contato com a CBB junto com o presidente da Federação de Boxe do Estado de Roraima, Angel Guevara Hernandez, para solucionar a questão e enquanto aguardo resposta definitiva vamos continuar os treinamentos da atleta”, frisou.

PERFIL – A boxeadora Tayones Cerdeño tem um vasto currículo de conquistas em seu país, como campeã nacional nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 e em torneios internacionais, tais como: Medalha de ouro no Continental das Américas em 2013; Bronze no Torneio Classificatório do Pan-Americano de Toluca no México; Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá em 2015 e Bronze no Campeonato Continental da Confederação Americana de Boxe em Tegucigalpa, Honduras.