Esporte

Burocracia impede roraimense de disputar competição na Colômbia

A viagem que Ângelo Atkinson faria para Medellín, na Colômbia, onde representaria Roraima e o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americanos, foi cancelada pela CBDE

O que era para ser um momento de honra e alegria, tornou-se frustração para o atleta roraimense Ângelo Atkinson, de apenas 13 anos, da Escola Municipal Maciel Ribeiro Vicente da Silva, do Município do Bonfim. A viagem que faria para Medellín, na Colômbia, onde representaria Roraima e o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americanos, foi cancelada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Ângelo havia garantido o direito de participar do Sul-Americano ao conquistar medalha de prata no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude, realizados em setembro em João Pessoa, Paraíba.

Segundo explicou o diretor de Relações Nacionais da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Valtenrique Macedo, o motivo do cancelamento da viagem foi devido à falta de um convênio do Ministério dos Esportes com a CBDE. Macedo afirmou que essa é a primeira vez que o Brasil fica de fora da competição internacional e citou a burocracia e a crise financeira como responsáveis pela ausência da delegação brasileira nos Jogos.

“O Sul-Americano não é um evento da CBDE, mas do Ministério dos Esportes e do Consud (Conselho Sul-Americano de Desportes) e não foi firmado o convênio da CBDE com o Ministério e assim a delegação do Brasil, com 214 atletas e dirigentes, ficou de fora dos Jogos deste ano”, disse. “Acredito que com a mudança de Governo e do ministro dos Esportes, não houve tempo hábil para fechar o convênio, aliado à burocracia do trâmite e essa crise também foi levada em consideração para a ausência do Brasil nos Jogos deste ano”, frisou.  

Os Jogos Escolares Sul-Americanos começou nesta segunda-feira e vai até domingo, em Medelin. “Infelizmente tivemos que dar essa informação ao Ângelo e ao seu treinador, Sérgio, ambos do município do Bonfim”, disse. “Isso trouxe um prejuízo enorme para o Desporto de Roraima, já que seria a primeira vez que um atleta do Estado iria participar do Sul-Americano”, afirmou.