Geral

CBF divulga tabela da Série D: Baré e São Raimundo estreiam no dia 22

Representantes roraimenses no Campeonato Brasileiro

Representantes roraimenses no Campeonato Brasileiro da Série D, Baré e São Raimundo já sabem quando estreiam na competição. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta segunda-feira (2), a tabela detalhada dos confrontos da primeira fase da competição.

O Colorado, cabeça-de-chave do grupo A1, terá como adversários o Macapá (AP), Manaus (AM) e Rio Branco (AC). A estreia do Baré será no dia 22, diante da equipe acreana, algoz do São Raimundo, na Copa Verde deste ano. A partida será disputada no Estádio Zerão.

O São Raimundo também estreia no dia 22, contra o Nacional (AM), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. O Mundão está no grupo A3, que terá ainda, o Real Desportivo Ariquemes (RO) e o xará São Raimundo (PA).

Ao todo, 68 clubes disputam a competição. Os participantes foram divididos em 17 grupos regionalizados. Na primeira fase os times jogam contra adversários do próprio grupo, em jogos de turno e returno. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam à fase de oitavas de final.

As finais acontecem nos dias 29 de julho e 5 de agosto. Os quatro semifinalistas se classificam automaticamente para o Campeonato Brasileiro da Série C, de 2019.

Inscrições para o concurso de redação Copa Verde iniciam dia 16

Já imaginou assistir uma final de campeonato, ao vivo em um estádio de futebol? Pois esse é o prêmio da 5ª edição do Concurso de Redação da Copa Verde, lançado nesta terça-feira (3) na Escola Estadual Monteiro Lobato. O evento reuniu alunos e professores e contou ainda com a presença da representante do Ministério da Educação, Naiara Moreira Campos.

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, a iniciativa é da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Educação e Desporto. As inscrições iniciam no dia 16 de abril.
A redação deve ser encaminhada para o e-mail [email protected]. O concurso é destinado a todos os alunos das escolas que vão participar da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo é estimular os estudantes a se aprofundarem no tema da Conferência, adquirindo conhecimentos e valores sociais, voltados às questões socioambientais.

Para participar é necessário que as escolas de ensino fundamental se mobilizem para inscrever as redações, selecionem a melhor e a inscrevam para concorrer às premiações. O título da redação é livre.

“O concurso vem para contribuir ainda mais no que diz respeito à reflexão dos alunos sobre as questões socioambientais locais e globais ligadas ao tema água e possíveis soluções para degradação ambiental nas bacias hidrográficas brasileiras”, explicou a chefe de divisão de Educação Ambiental da Seed, Eriete Maduro.

CAMPEONATO – A Copa Verde é uma iniciativa que busca levar o futebol a regiões pouco exploradas pelas grandes competições. O campeonato foi idealizado como uma forma de desenvolver a consciência e valores ambientais por meio de ações que estimulam uma visão ecológica, como a reciclagem de materiais.

O torneio conta com 18 times, escolhidos a partir do desempenho nos campeonatos estaduais e pela posição no ranking da CBF. Participam equipes das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo e atualmente, está nas semifinais, com as disputas entre Paysandu e Manaus (2 a 1 para a equipe paraense, no jogo de ida, disputado no Estádio Curuzu, no Pará) e Atlético-ES e Luverdense (vencido pelo time capixaba por 1 a 0). Os jogos de volta serão realizados na próxima quarta-feira (11).

O São Raimundo, representante roraimense na competição foi eliminado ainda na primeira fase: 2 a 1 em Roraima e 1 a 1, no Acre, pelo Rio Branco. A final da competição será decidida em duas partidas, a primeira delas em 25 de abril e a segunda, no dia 16 de maio.