Cotidiano

CCTI abre inscrições para cursos de tecnologia

Vagas são destinadas à comunidade em geral. Aulas iniciam em junho

O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 29, para os cursos da modalidade Estalos e vagas remanescentes dos cursos de Robótica e dos Desbravadores Digitais.

As inscrições podem ser feitas no site http://ccti.boavista.rr.gov.br e seguem até o próximo dia dois de junho, ou até serem preenchidas todas as vagas oferecidas. As vagas são destinadas à comunidade em geral.

A modalidade Estalos são minicursos, que incorporam uma gama de atividades de curta duração, com objetivo de despertar o interesse pela área digital.

Serão lançados dois minicursos, o de E-commerce com JPA e JSF, com 40 vagas disponíveis, sendo 20 vagas para cada turno, com aulas das 8h às 12h ou das 14h às 18h, atingindo o total da carga horária de 20h.

Já o minicurso de Unity- Criação de jogos, são 30 vagas disponíveis, sendo 15 para cada turno, com aulas nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h, também com carga horária de 20h. Porém para fazer esse minicurso o único requisito é ter idade acima de 16 anos e noções de informática. Os dois minicursos estão previstos para iniciar no próximo dia 12.

Segundo o diretor do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Johnny Pereira está sendo lançadas novas oportunidades para aqueles que pretendem fazer cursos rápidos como os da modalidade dos Estalos.

“Além dos minicursos, as vagas remanescentes de Robótica e Desbravadores também está dando uma nova chance para as crianças que perderam o início dos cursos. A população deve está atenta sempre ao site do CCTI, pois estamos sempre lançando novas oportunidades”, concluiu o diretor.

Em relação às vagas remanescentes, o curso de Robótica está oferecendo 45 vagas, sendo 38 para o turno da manhã com aulas das 8h às 12h, e sete para o turno da tarde com aulas das 14h às 18h.

O interessado deverá escolher a opção da aula na segunda, terça ou quarta-feira, dependendo do dia escolhido a aula pode iniciar no dia 5, 6 ou 7 de junho. O único requisito é cursar do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e estar na faixa etária de 9 a 11 anos.

Para os interessados em se inscrever no Projeto dos Desbravadores Digitais estão disponíveis apenas nove vagas remanescentes, as aulas são ministradas na terça e quinta-feira das 14h às 15h40, e o único requisito necessário é ter entre 11 e 15 anos. As aulas iniciam no dia seis de junho.

Após a inscrição no site, os pais ou responsáveis precisam ir ao CCTI apresentar seus documentos pessoais e do aluno, como RG, CPF, comprovante de residência atualizado, e o comprovante de escolaridade, no caso do curso de Robótica e dos Desbravadores.

O CCTI fica localizado na avenida Glaycon de Paiva, 1820, bairro Mecejana, das 8h às 18h , sem intervalo para almoço.

PROJETOS – O projeto de Robótica é uma atividade extracurricular, onde os alunos serão capacitados com aulas de iniciação tecnológica, programação, montagem e desmontagem dos robôs feitos inteiramente com peças Lego e programados com a tecnologia Lego Mindstorms.

Com a finalização do curso, será realizado um Torneio Municipal de Robótica com a participação dos alunos.

O projeto Desbravadores Digitais ensina a construção de políticas públicas a partir do escopo de gestão de projetos, entendimento de construção de políticas públicas, formação geográfica e programação de sistemas. Este ano, o tema trabalhado será “Agricultura e Clima”.

Com informações da Semuc