Cotidiano

CIR diz que Estado tem 90 mil indígenas

Para o Conselho Indígena de Roraima (CIR), data é lembrada com conquistas e desafios a serem enfrentados pelos povos indígenas no Estado

Comemorado em 19 de abril, o Dia do Índio é lembrado por lideranças indígenas em todo o Estado como um misto de simbologia e representatividade aos povos nativos. De acordo com dados do Conselho Indígena de Roraima (CIR), atualmente 60 mil índios vivem nas aldeias e comunidades do Estado e 30 mil moram nas cidades, o que representa quase 20% da população.

Conforme o CIR, o Estado de Roraima possui 470 comunidades indígenas, distribuídas em 10 etnias (Macuxi, Yanomami, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Taurepang, Sapará, Wapixana e Xiriana). Existem 22 terras indígenas demarcadas no Estado, sendo uma, a Pirititi, que fica localizada na divisa de Roraima com o Amazonas, ainda em processo de regularização. Cerca de 10 milhões de hectares são ocupados por povos indígenas, 46% das terras do Estado.

O coordenador do CIR, Mário Nicácio, que é da etnia Wapichana, destacou que o reconhecimento acerca das batalhas travadas pelos povos indígenas em Roraima é tão importante quanto a data. “A gente considera que todo dia é dia do índio. Então, para nós, é um significado muito importante ter o nosso dia. Vemos que algumas escolas e universidades não indígenas estudam mais sobre os índios, reconhecendo as batalhas políticas, econômicas e sociais que enfrentamos aqui em Roraima”, disse.

Segundo ele, apesar dos avanços e conquistas, os povos indígenas ainda possuem muitos desafios a serem enfrentados. “Nós temos a conquista da terra, o reconhecimento e a valorização cultural dos índios. Os nossos desafios são a implementação de políticas públicas, assim como as melhorias na educação do nosso povo”, destacou.

Para Nicácio, a intervenção dos não índios nas terras indígenas é outro ponto que precisa ser visto com mais atenção. “É necessário que seja feita a retirada dos invasores, que acaba atingindo diretamente os indígenas. Temos como exemplo os Yanomami, que estão contaminados por mercúrio por conta da invasão de garimpeiros”, explicou.

O coordenador ressaltou o papel do Conselho Indígena como referência para os indígenas no Estado. “O nosso Conselho e outros são referências, pois dão auxílios às aldeias e ajudam na relação com os órgãos indígenas. Nós fazemos a divulgação dos trabalhos feitos nas comunidades e até dos acordos indígenas de Roraima”, frisou. (L.G.C)