FIM DA ERA DO PAPEL
CNH se transforma em cartão inteligente
Documento passa a conter chip com as informações do proprietário para facilitar fiscalização
Por Folha Web
Em 06/12/2017 às 22:00
(Foto: Ministério das Cidades/Divulgação)

A partir de agora, a CNH será um cartão inteligente. Até hoje em papel, a Carteira Nacional de Habilitação passará a ser emitida em plástico do tipo policarbonato, contendo um chip com as informações do proprietário.

O Ministério das Cidades informou que os órgãos e as entidades de trânsito dos Estados e do Distrito Federal têm até 1º de janeiro de 2019 para adequar seus procedimentos e adotar o novo padrão.

Para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida dará maior segurança e integrará o Brasil ao modelo já adotado em outros países. “Buscamos a modernização para aumentar a segurança, reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade”, explicou Baldy.

Novo documento se assemelha a um cartão de crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados variáveis. O chip do cartão possui a tecnologia de leitura de dados presente nos smartphones e a fiscalização poderá ser feita off-line (sem o uso de dados) através de um aparelho celular. Com isso, será mais fácil consultar e verificar os dados do motorista.

O Ministério das Cidades informou ainda que o cartão inteligente permitirá também o pagamento de pedágios e de transporte público.

A tecnologia possibilitará ainda o controle de acesso a locais públicos, como prédios, universidades e estacionamentos, e a identificação por meio de comparação biométrica, já que as digitais do proprietário estarão registradas dentro do chip.

Com informações do Jornal do Carro

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!