Política

CPI indicia 13 pessoas entre elas secretários, empresários e servidores

O relatório da CPI do Sistema Prisional pediu o indiciamento de dois ex-secretários, Uziel Castro e Josué Filho, além de empresários ligados ao fornecimento de alimentação para os presídios.

Os parlamentares que compõem a CPI, Lenir Rodrigues (PPS); Chico Mozart (PRP); Jorge Everton (PMDB); Soldado Sampaio (PC do B) se reúniram nesta segunda-feira, 5, às 15h, no plenário Valério Magalhães (Plenarinho), para apreciação e deliberação do relatório emitido pelo deputado Jorge Everton.

Após meses de um trabalho, o deputado Jorge Everton apresentou o relatório final da CPI do Sistema Prisional aos membros da comissão.

Durante reunião aberta à imprensa, o relator indicou indiciamento de 13 pessoas, entre ex-secretários de Justiça, empresários, servidores da Vigilância Sanitária Estadual e Sejuc, e uma acusação por crime de responsabilidade contra a governadora Suely Campos (PP).

O relatório apontou ainda o desvio de quase R$ 20 milhões de recursos públicos. “O meu relatório será, agora, encaminhado ao Plenário da Casa para que o Plenário decida pelo pedido de impeachment da governadora.”

Os membros, soldado Sampaio e Mecias de Jesus impetraram requerimento pedindo oitiva dos dois secretários, o que foi negado em votação.

“A CPI é um relatório preliminar e todas as oitivas restantes devem ocorrer em plenário” disse a presidente Lenir.

Na leitura do relatório com 218 páginas o relator falou da comida estragada e do contrato milionário com a alimentação, da situação com a falta de higiene dos presos além da superlotação do sistema que hoje tem 1200 presos a mais do que comporta.

Publicidade