Polícia

CSE registra nova tentativa de fuga

O Centro Socioeducativo (CSE) Homero de Souza Cruz Filho, localizado na zona rural de Boa Vista, registrou mais uma tentativa de fuga durante a madrugada de ontem, 19. A informação foi repassada à reportagem por uma fonte da Folha. Os internos quebraram a parede de um dos blocos e saíram em direção à área externa da unidade.

Agentes que estavam de plantão perceberam a movimentação e, ao averiguarem o que estava acontecendo, acabaram flagrando os internos tentando pular o muro. Com ajuda da Polícia Militar, a fuga foi impedida e os adolescentes foram levados novamente para os apartamentos. Essa é a segunda tentativa de fuga em menos de uma semana.

Outra informação encaminhada à redação é a de que os quartos da unidade estão superlotados, indo contra a recomendação do Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase). Esta é a segunda tentativa de fuga em menos de uma semana. Na tarde do dia 13, internos iniciaram um princípio de rebelião e três teriam conseguido fugir do CSE.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), responsável pela administração do Centro, confirmou que por volta das 2h da madrugada oito socioeducandos, todos de um mesmo apartamento, tentaram fugir, fazendo um buraco na parede, mas foram contidos pelos sócios orientadores com apoio da guarda externa da Polícia Militar.

Informou ainda que na ação houve danos ao patrimônio público, com a destruição de colchões e perfuração na parede por parte dos adolescentes. Os jovens foram identificados e levados para a delegacia, onde prestaram esclarecimentos. A perícia foi solicitada para o local. Hoje, o CSE tem 107 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.