Cotidiano

Cabo de fibra ótica quebrado entre Manaus e Belém pode ter deixado moradores sem internet

Denúncia foi feita para a Folha por moradores que estão ilhados e sem informações na região mais remota do Estado

Moradores do município de Uiramutã, região Nordeste de Roraima, denunciaram para a Folha Web que há mais de sete dias estão sem conexão com a internet.

Segundo o morador local, Benedito Pereira, os usuários só obtêm acesso a informações via telefone.

“Há dias, estamos isolados sem internet local. Não conseguimos acessar sites, efetuar contas ou mesmo manter comunicação com as pessoas que moram em outras localidades”, disse.

Segundo o Técnico da Telecom, Hilton Vitorino, “Nos últimos dias, Roraima enfrentou falhas e lentidão no acesso a internet que foi motivado pelo rompimento da fibra ótica entre Manaus e Belém, regiões que fazem parte do ‘backbone’ principal do Norte. O problema foi solucionado na sexta-feira a noite”, destacou.

Sobre a interrupção da internet no município de Uiramutã, o técnico esclareceu, “O problema pode ter referência na falta de sinal do provedor com o satélite, ou seja, o aparelho que emite a internet deve estar danificado.

Os consumidores podem verificar o panorama geral do nível de ocupação dos enlaces da rede Ipê, atualizada a cada cinco minutos, no endereço www.rnp.br.