Cotidiano

Caer diz que está preparada para o período de estiagem

Um ano após a maior seca da história do Rio Branco, o presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), Danque Esbell, disse que o Estado possui um plano de contingência diante de uma possível estiagem, o qual foi determinado ainda em 2016, no início do verão.

Segundo ele, todas as ações preventivas já foram feitas pela Caer, que incluem tubulações para a captação de água de poços artesianos e recebimento de água de carros-pipa em todos os municípios, além da conclusão da revitalização da plataforma de captação móvel, que se desloca pelo leito do rio.

As obras contemplaram também os municípios que mais sofrem com as secas: Pacaraima, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Rorainópolis. “Em Pacaraima, por exemplo, usamos um manancial superficial, com captação mista, mas no momento temos bastante água por lá, sem oferecer nenhum tipo de risco de falta do recurso”, disse.

Esbell disse que o nível do rio em 2017 está bem acima do volume de 2016, quando o registro era negativo. Na manhã de ontem, o rio estava com 1,40m em Boa Vista. “Até mesmo o fenômeno climático era diferente. No ano passado, era o El Niño, mais seco, e hoje é o La Niña, mais chuvoso”, disse.