Cotidiano

Caerr faz doações de óleo de cozinha

Produtos foram arrecadados em Campanha

A Campanha Caerr, ‘De Olho no Óleo’, continua recebendo o óleo de cozinha que não serve mais para consumo.

O projeto que foi criado em fevereiro do ano passado arrecadou, nos primeiros seis meses de 2017, quase uma tonelada de óleo, que seria jogado fora de maneira inadequada. Nesta quarta-feira, 19, foi feita a doação para duas entidades parceiras do projeto.

A iniciativa é desenvolvida de forma permanente pela Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e tem a finalidade de garantir o descarte correto do óleo de cozinha evitando assim, que o produto seja descartado pela pia das cozinhas e que vá parar na rede de esgoto.

“A proposta da empresa é fortalecer as ações socioambientais que visem a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando que esse produto seja eliminado de forma adequada”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.

Conforme o presidente a arrecadação é feita por meio do NMA (Núcleo de Meio Ambiente) da Companhia, responsável também pelo repasse do produto para as entidades que integram a Campanha.

“A empresa possui pontos de coleta do óleo e quando registra uma quantidade razoável faz a doação. Esse material, posteriormente, é utilizado na fabricação de sabão caseiro”, complementou.

Para o empresário Francisco Jairo Silva Matos, que atua no setor alimentício há 16 anos, a iniciativa da caerr merece apoio.

“Há um ano quando eu soube dessa ideia me interessei por ser uma iniciativa importante para ajudar na preservação do meio ambiente. E no setor empresarial também é preciso ter esse olhar para o bem coletivo. Antes eu já fazia a coleta do óleo de cozinha no meu restaurante, mas não tinha onde deixar e a campanha se tornou pra mim a melhor maneira de eliminar o excesso que não serve mais”, salientou.

DOAÇÃO – O óleo de cozinha que não será utilizado mais pode ser doado para a Caerr, através dos pontos de coleta disponíveis na sede da empresa, no bairro São Pedro, nas igrejas católicas São Francisco, São Bento, Nossa Senhora da Consolata, Salão Miro Beauty Center, Drogaria Megafarma, localizada na Av. Ville Roy.

“Quando registramos uma boa quantidade de óleo fazemos o repasse para duas entidades principais: uma delas é a Fazenda Esperança, onde os jovens em tratamento de dependência química fazem sabão em pedra, o que ajuda a custear as despesas do tratamento”, explicou Airlene Carvalho, chefe do NMA.

“Queremos com essa ação mostrar que é possível dar destinação correta ao óleo de cozinha, evitando que esse produto seja jogado no solo, na rede de esgoto e que vá parar nos rios, e com isso, evitar a poluição dos recursos naturais”, finalizou Esbell.

Com informações da Secom-RR