Cotidiano

Caixa assina acordo com franceses

Um Protocolo para viabilizar a cooperação técnico-financeira entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Caisse des Dépots (CDC) foi assinado pela Caixa Econômica Federal (CEF) nessa semana. O objetivo é viabilizar investimentos nos setores de sustentabilidade, eficiência energética, energia renovável, saneamento e infraestrutura, especialmente, projetos de Parceria Público-Privada (PPP).

Dentre os temas relevantes para discussão está o financiamento de equipamentos fotovoltaicos para habitação. Quanto aos detalhes do Protocolo, a Caixa informou que “a definição de valores da cooperação, público-alvo e critérios de elegibilidade serão negociados e constarão em contrato específico de acordo com a necessidade do mercado e das instituições cooperantes”.

Como o financiamento de equipamentos fotovoltaicos, outros projetos poderão ser estabelecidos e terão ampla divulgação. Dessa forma, a partir da necessidade do mercado, clientes e parceiros interessados, de Roraima e de outros estados, poderão estabelecer projetos junto à Caixa. Para tanto, as instituições francesas contam com um fundo de investimento, em projetos de infraestrutura de longo prazo, de 600 milhões de euros.

Conforme a Caixa, o foco principal do fundo é a aplicação em ações de desenvolvimento sustentável nos setores de energia, transporte, água e saneamento, infraestrutura digital, tratamento de resíduos sólidos e ordenamento territorial. Dessa forma, a parceria deve viabilizar projetos relevantes, principalmente por meio de PPPs, em áreas que poderão ser consideradas estratégicas para o crescimento do país. (A.G.G)