Cotidiano

Calendário de matrículas de 2017 é divulgado pela SEED

Apesar de alguns alunos da rede estadual de ensino ainda estarem cursando o segundo semestre do ano letivo de 2016, o calendário de matrículas para 2017 já foi divulgado pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Os pais e responsáveis devem ficar atentos às datas, pois as escolas foram divididas em três grupos.

A Seed divulgou o calendário com três diferentes datas, definidas conforme o início do ano letivo de 2016. As 52 escolas que estão com o início do ano letivo programado para 30 de janeiro foram inclusas no primeiro calendário. Para essas unidades, o período de matrículas será de 02 a 06 de janeiro.

Outras 33 unidades de ensino que devem iniciar o ano letivo no dia 02 de março estão em um segundo calendário, onde o período de matrículas para alunos novos será de 06 a 10 de fevereiro. O terceiro calendário terá mais 31 escolas da rede estadual, todas de Boa Vista e que aderiram à greve de 72 dias no ano passado. Para essas unidades, as matrículas poderão ser feitas de 13 a 17 de fevereiro.

A diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, Lucimar Sales, informou que todos os períodos de matrículas são para alunos novos. “Temos uma lei aprovada esse ano na Assembleia Legislativa para que os pais não precisem ir às escolas renovar a matrícula, a unidade tem que fazer a renovação automaticamente. Se quiserem transferir, os pais têm que pedir. É uma comodidade para evitar filas nesse período”, disse.

Conforme ela, as escolas que funcionarão em período integral e as unidades de ensino militares estão encaixadas nos três calendários. “A José de Alencar, em Rorainópolis, que funcionará em tempo integral, terminou agora e vai iniciar as aulas agora, dia 30 de janeiro. As escolas Ana Libória e Maria das Dores, que também serão de tempo integral, são do calendário 3 e só irão começar as aulas no dia 16 de março. A mesma situação são as escolas militarizadas”, explicou.

Ela informou quais são os documentos necessários para a realização da matrícula. “Primeiro, levar os documentos pessoais (RG, CPF e documento de transferência com histórico escolar ou declaração para situar a série que o aluno estava estudando). Atualmente temos 72 mil alunos na rede estadual de ensino.

Para o ensino fundamental serão ofertadas 5,7 mil vagas para o 6º ano na Capital. Para o 1º ano do Ensino Médio, serão ofertadas 6.450 vagas”, frisou. (L.G.C)