Cotidiano

Call Center de pré-matrículas da rede municipal de ensino apresenta falhas

Período de matrículas da rede municipal de ensino segue até o dia 21 de janeiro

Esta semana iniciou o período de matrículas nas escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) oferta mais de 7 mil vagas a alunos da Educação Infantil (pré-escola) e primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), no entanto, o sistema Call Center, criado pela administração municipal em 2013 com intuito de facilitar o processo de matrículas, vem apresentando falhas e trazendo preocupação aos pais. 

Ontem, 3, a equipe de reportagem da Folha esteve na sede da Smec, localizada na rua Cecília Brasil, no centro da Capital, onde conversou com pais que relatavam inconformidade com o sistema. Dezenas deles estavam no local alegando que o Call Center estava apresentando falhas e impossibilitando a realização da pré-matrícula, já outros afirmavam que por horas ligavam para o número 0800 280 3536, porém, sem êxito.

“Eu estava tentando desde ontem [2 de janeiro], quando não apresentava falha no Call Center, ninguém me atendeu. Então eu resolvi vir até aqui pra garantir uma vaga perto de casa”, disse uma mãe de aluno, que optou por não ser identificada.

Em entrevista à Folha, o secretário-adjunto da Smec, Hefrayn Lopes, informou que o congestionamento no sistema de matrículas sempre ocorre nos primeiros dias devido à grande procura dos pais. “Por conta da ansiedade, a maioria dos pais liga de uma vez só, então isso acaba ocasionando em congestionamento. Porém, reforçamos que o Call Center está funcionando perfeitamente e com quantidade suficiente para atender a demanda”, frisou.

Atualmente a rede municipal de ensino é composta por 115 escolas e atende mais de 37 mil alunos. “Conforme os nossos registros, a partir do terceiro dia a situação ameniza. Pedimos para que os pais tenham calma, pois há vagas suficientes para todas as crianças em escolas próximas de suas residências e os que optarem por outras localidades, nossa equipe também fará o possível para inseri-los”, reforçou.

A pré-matrícula pelo Call Center segue até o dia 21 de janeiro. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As aulas iniciam no dia 29 de janeiro.

IDADE ESCOLAR – Fazem parte do Ensino Infantil: Creche, crianças até quatro anos. O Ensino Infantil: 1º e 2º Período contempla os pequenos de quatro e cinco anos de idade. Já o Ensino Fundamental I atende as crianças de seis a dez anos.

Pais precisam ir à escola efetivar matrícula

Após a realização da pré-matrícula feita por meio do Call Center, é dado um prazo de 72 horas aos pais para concretizar a matrícula. “Para finalizar esse processo é necessário que o responsável pela criança se apresente na unidade escolar com toda a documentação exigida”, disse o secretário-adjunto da Secretaria municipal de Educação, Hefrayn Lopes. “Passado esse prazo, eles perdem a vaga, que volta ao sistema. Então é necessário que o responsável tente novamente pelo Call Center”, acrescentou. 

A documentação exigida é: certidão de nascimento do aluno; RG e CPF dos pais; comprovante de residência; fotos ¾; cartão de vacina; e, para pais com benefícios, como o bolsa família, é fundamental que apresentem documento que comprove ser beneficiário. “Quando o responsável liga solicitando uma vaga, o operador já determina que aquela vaga é da criança. Isso fica registrado no sistema. O pai ou responsável recebe um número/código. Mediante esse número ou a busca pelo nome do pai ou da criança, o secretário escolar já consegue encontrar essa vaga, porém ele só efetiva a matrícula mediante apresentação dos documentos”, informou Lopes.

O sistema faz a filtragem de acordo com o endereço informado na pré-matrícula. “Mediante essa informação, o sistema faz uma filtragem das escolas mais próximas da residência da pessoa ou na grande maioria o responsável pelo aluno já indica a escola. Havendo a vaga, o operador registra o aluno. Não havendo vaga na escola desejada, ele busca a mais próxima possível da residência ou em outra localidade conforme considerar melhor para a criança estudar”, pontuou. “Nos anos anteriores, nós conseguimos inserir 95% dos alunos em escolas próximas de suas casas. Todas, independente de sua localidade, com ótima qualidade de ensino”, frisou o secretário-adjunto de Educação.

IMIGRANTES – Quanto às crianças imigrantes, os responsáveis pela criança devem apresentar a documentação de refugiado, comprovante de residência ou documento que comprove onde está abrigado. “Posteriormente vamos conversando com esses pais para que consigam a documentação escolar da criança do seu país de origem, ou não havendo nós fazemos uma classificação no Brasil”, afirmou. (E.M)