Cotidiano

Calor leva boa-vistenses de volta às praias e balneários

Com o ressurgimento das praias, a população volta a frequentar os balneários da Capital nos finais de semana

As chuvas que marcam o período chuvoso em Roraima, que todos os anos começam em abril e seguem até meados de setembro, diminuíram consideravelmente nas duas últimas semanas. As altas temperaturas vêm colaborando para a redução do nível do Rio Branco, que este ano chegou perto da marca histórica de dez metros, e também para o ressurgimento de praias e balneários. Estes locais, que sempre foram uma opção de lazer do boa-vistense e também uma forma de aliviar o calor, voltaram a ser frequentados nos últimos dias.

Aos finais de semana, muitos procuram praias, sítios e balneários para escapar um pouco da rotina da semana e também aliviar o calor. Este é o caso do autônomo Morris Júnior, que neste período costuma frequentar a Praia da Polar, no bairro Caçari, zona leste. Acompanhado de amigos, ele afirmou à Folha que estes locais são ideais para se refrescar.

“Em Boa Vista geralmente é assim, verões muito quentes. Aguentamos o calor a semana toda e quando estamos em casa, às vezes nem o ar-condicionado e o ventilador dão conta do serviço. O jeito é aproveitar as praias e balneários aos fins de semana, para tomar um banho de rio, mergulhar um pouco e renovar as energias para mais uma semana”, disse.

Para o funcionário público Almir Costa, as praias, além de uma opção de lazer, são também uma forma de economizar energia. “Todos sabem que no verão o consumo de energia vai lá em cima, porque não dá pra aguentar o calor sem ligar o ar-condicionado. A sorte é que, durante a semana, devido à rotina de trabalho e de estudo dos filhos, nem sempre tem gente em casa, o que ajuda a maneirar no consumo”, explicou.

Ele relatou que, para evitar o consumo excessivo de energia aos finais de semana, acaba indo para sítios de amigos, praias e balneários. “Hoje em dia tudo está tão caro, que não podemos bancar alguns reais a mais na conta de energia, mas nem sempre isso é possível. Às vezes temos que ficar em casa e ligar o ar-condicionado mesmo”, afirmou.

Proprietário de um bar-restaurante na Praia da Polar, Manoel Souza, todos os anos aguarda ansioso pelo verão. “É nessa época que nós faturamos, pois as praias lotam de gente que vem para se divertir, fugir do calor e aproveitar o momento na companhia da família. O movimento ainda é tímido, mas deve melhorar em no máximo um mês, pois ainda podemos ter aquelas tradicionais chuvas de fim de inverno. Estamos recuperando a estrutura que foi comprometida com a cheia do rio e espero que possamos ter retorno do investimento”, pontuou.

Publicidade