Cotidiano

Calouros de Medicina arrecadam ursos de pelúcia para atividades com crianças

Objetivo da ação é fazer as crianças perderem o medo de irem a consultas médicas

“Brincar de Viver” é o nome do trote solidário dos calouros do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que tem como objetivo arrecadar ursinhos de pelúcia e doá-los a crianças para evitar que elas tenham medo de ir ao médico. Os brinquedos serão utilizados no “Hospital do Ursinho”, iniciativa da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina (IFSMA), parceira da UFRR.

De acordo com a estudante Dyandra Porto, os ursinhos serão arrecadados até esta sexta-feira, 28, no Centro de Ciências da Saúde da UFRR. No sábado, 29, as crianças do Lar Fabiano de Cristo – Casa de Timóteo, localizada no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista, receberão os ursos, ao mesmo tempo em que terão a experiência de trocarem de lugar com os profissionais da saúde: as crianças “trabalharão” na recepção, na sala de consulta, na sala de cirurgia e na farmácia e atenderão aos pacientes de pelúcia.

“Estamos fazendo roupinhas de médico em parceria com a loja Dibranco – especializada em roupas dessa cor – e reproduzimos um hospital, para que eles consigam lidar com esse receio de forma divertida e afetuosa”, complementou Dyandra Porto.

HISTÓRICO – O “Hospital do Ursinho” ou “Teddy Bear Hospital”, no original em inglês, é uma iniciativa da IFSMA, ONG que surgiu na Dinamarca após a Segunda Guerra Mundial. Reunindo diversos países europeus, como Inglaterra, Áustria e Suécia, em pouco tempo a Federação se estendeu para os outros continentes. A IFSMA Brazil é parceira das Universidades Federais e já promoveu o evento em Estados como o Pará e o Piauí.

CASA DE TIMÓTEO – O Lar Fabiano de Cristo é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1958 para auxiliar menores de idade e suas famílias, que vivam em situações de risco. Em Roraima, chegou em 1997, funcionando no Centro Espírita Paulo de Tarso. Em 2004, adquiriu uma unidade própria, a Casa de Timóteo, no endereço atual. As atividades englobam a inclusão social através da música e do esporte, além do desenvolvimento de uma horta orgânica. (N.W)