Cotidiano

Caminhada em prol do tratamento do câncer infanto-juvenil será no domingo

Será realizada neste domingo, 26, às 8h, na Praça Fábio Marques Paracat, a 6ª edição da Caminhada Passos que Salvam, que tem por objetivo a divulgação dos sintomas do câncer infanto-juvenil, por meio da venda do kit, com camisa, boné e uma mochilinha, que custa R$35,00. A finalidade é arrecadar recursos para o Hospital de Câncer de Barretos, que atende pacientes de todo o país. Em sua 6ª edição, esta é a primeira vez que Boa Vista vai aderir ao movimento.

Pelo fato de Roraima ser um dos estados que mais encaminha crianças, em razão da falta de tratamento na Capital, a coordenadora da caminhada em Boa Vista, Fátima Defante, explicou que o diretor do hospital paulista sugeriu a realização da caminhada na cidade. Na semana passada, a coordenadora esteve no hospital e se deparou com novos casos. “Vale a pena ajudar porque as pessoas têm respeito e tratam com amor o paciente”, disse.

Fátima ressaltou que, os recursos arrecadados com a caminhada serão destinados a pagar os exames que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre, como o material e aparelhos de quimioterapia que vêm dos Estados Unidos (EUA), tendo em vista que o hospital é gratuito. No ano passado, a coordenadora destacou que mais de R$ 6 milhões foram angariados nas mais de 500 cidades que realizam a caminhada no Brasil.

A programação começa às 8h com um café da manhã na Praça Fábio Marques Paracat, localizada na Avenida Ene Garcez, no Centro. Por ser livre para todas as idades, a caminhada deve durar uma hora, no máximo. Haverá pessoas para pintar os rostos das crianças presentes e palhaços para fazer animação.

Em relação aos kits, Fátima destacou que mais de 1.250 já foram vendidos. Mais de 100 voluntários estiveram empenhados nas vendas, incluindo órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) e Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Os kits também serão vendidos no dia da caminhada.

DADOS – Dados da Prefeitura de Boa Vista apontam que 13 crianças estão atualmente em Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Este ano, 14 casos de oncologia foram registrados pelo Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), sendo 90% referente à leucemia. Desse total, duas crianças morreram.

Fátima Defante ressaltou a importância da adesão à caminhada para que seja possível criar uma ponte mais estreita entre Roraima e o hospital, a fim de garantir as vagas necessárias. Os interessados em participar da caminhada ou em comprar o kit devem entrar em contato com a Fátima pelo número (95) 98122-3435. (A.G.G)