Entretenimento

Caminhada pela Paz será realizada em Boa Vista

O evento irá percorrer os principais bairros da capital e se encerra com uma grande Missa no primeiro dia do ano

Com o tema “Não à violência, a caminho da paz” será realizada uma caminhada no primeiro dia do ano nos principais bairros de Boa Vista. O evento é realizado pela Igreja Católica e pretende reunir membros de todas as Áreas Missionárias da capital, entre elas, São Raimundo Nonato, Santa Rosa de Lima, Caranã e Diaconia Missionária. A expectativa é de reunir mais de mil e quinhentas pessoas.

O percurso inicia nas esquinas das avenidas Laura Pinheiro Maia com Felinto Barbosa Monteiro (N-11/ S-24) no bairro Santa Luzia e seguirá até o estacionamento do Parque Germano Sampaio, no Pintolândia onde ocorrerá uma missa. A organização pede que os participantes usem roupas brancas.

De acordo com o Frei Pedro, um dos organizadores do evento, a cada parada haverá um momento para palestra, onde serão abordados três temas. “Redes Sociais, por que a Intolerância?”, “Reformas: Cadê meu direito?” e “Migração: Por que não Acolher?”.

“A Corrida e Caminhada pela Paz tem o objetivo de unir as pessoas, resgatando valores como o respeito, amizade e tolerância. Num período em que os conflitos e a desesperança têm ganhado muito espaço é fundamental que marquemos posição, promovendo o senso de comunidade e esperança no futuro”, relatou.

Segundo ele, a data do evento é uma referência ao Dia Mundial da Paz e ao Dia de Maria de Mãe de Deus. Maria é considerada pelos cristãos como a primeira adepta da religião católica e é muito venerada, considerada a Mãe da Igreja e a Rainha do Céu. Hoje em dia, Maria Mãe de Deus está presente não somente na Igreja, como na arte, em letras de músicas e em pinturas.

História

A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus é a primeira Festa Mariana que apareceu na Igreja Ocidental, começou a ser celebrada em Roma no século VI.

A antiguidade da celebração mariana pode ser constatada nas pinturas com o nome de Maria, Mãe de Deus que foram encontradas nas Catacumbas ou antiquíssimos subterrâneos que estão cavados debaixo da cidade de Roma, onde se reuniam os primeiros cristãos para celebrar a Missa nos tempos das perseguições.

Serviço
Caminhada da paz
Data: 1º de janeiro
Local: Bairro Santa Luzia
Inscrições Gratuitas