Cotidiano

Caminhão Pipa fará abastecimento para que moradores não fiquem sem água

A barragem que abastece o município de Pacaraima secou devido à forte estiagem

A barragem que abastece o município de Pacaraima secou devido à forte estiagem na região e que foi necessário o desligamento do sistema de água na manhã de terça-feira (27). A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou que Técnicos da Companhia estão estudando soluções para amenizar o desabastecimento de forma viável.

Para evitar que os moradores fiquem sem o abastecimento de água, a Companhia tomou algumas providências emergenciais para amenizar a situação. A partir desta quarta-feira (28), caminhões-pipa farão o abastecimento na cidade até que o nível de água da barragem se normalize. Nesse ínterem, técnicos farão a extração da água no rio Surumu para a Estação de Tratamento de Água do município, garantindo o abastecimento no município.

“A expectativa é que com a chegada do inverno, a situação se resolva de imediato. A Caerr esclarece que a baixa do reservatório de água foi causada, pelo longo período de estiagem, associado ao aumento do consumo devido e ao grande fluxo migratório em Pacaraima” informou a Caer.

No final do ano passado, a Caerr elaborou um plano de contingência com medidas preventivas e ações alternativas, em casos extremos, onde é previsto a perfuração de poços, além da disponibilidade de caminhões-pipa para distribuição de água potável, opção adotada no momento, tendo em vista que os sete poços existente atualmente não suprem a demanda do município, enviando água apenas para algumas localidades.

A Caerr ressaltou que os problemas de abastecimento de água em Pacaraima eram críticos e que conseguiu solucionar perfurando novos poços artesianos e reativando outros.

“Desde o início do ano o município de Pacaraima recebeu melhorias no sistema de abastecimento, com a substituição de bombas e instalação de cloradores pastilha, equipamento utilizado no processo de dosagem de cloro e tratamento da água, além do cloro gás, que é um sistema moderno, também utilizado no tratamento da água. Com a proximidade do período de chuvas, espera-se a normalização do sistema em breve. Enquanto isso, as medidas do plano de contingência continuarão sendo adotadas para não deixar os munícipes desassistidos”