Polícia

Caminhão de lixo tomba em rotatória e deixa garis feridos

Por volta das 07h desta quarta-feira, 06, um dos caminhões que faz a coleta de lixo em Boa Vista, a serviço da Prefeitura, tombou na rotatória que fica na esquina das avenidas Major Williams e Getúlio Vargas, no Centro. Os trabalhadores ficaram feridos e precisaram do socorro. No veículo estavam quatro garis e o motorista.

Segundo testemunhas, o caminhão tombou na hora de fazer o contorno na rotatória, quando um dos pneus não suportou o peso e fez com que o veículo virasse para o lado esquerdo. Conforme um dos garis, o caminhão possui dois eixos traseiros e que deveria ter dois pneus em cada, mas somente um eixo estaria sendo usado, o que pode ter contribuído para o acidente.

Somente com a chegada de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) o trânsito no local foi ordenado. O caminhão foi desvirado e rebocado. A Polícia Militar elaborou um relatório, que foi entregue no 1º Distrito Policial para elaboração do Boletim de Ocorrência (B.O), que deve ser encaminhado à Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT).

As vítimas receberam os primeiros-socorros e foram levadas ao Hospital Geral de Roraima (HGR) pelo Resgate do Corpo de Bombeiros. Ainda na manhã de ontem receberam alta.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista afirmou que somente a empresa Sanepav Saneamento Ambiental LTDA poderia dar informações sobre o acidente.

SANEPAV – O diretor operacional da empresa, Italo Melo, explicou que os veículos são equipados com GPS e Telimetria (sensores que dão informações), além de tacógrafo. De acordo com a tacografia, o motorista estava acima da velocidade e houve aceleração ao contornar a rotatória. Disse que o acidente foi causado por excesso de velocidade e que o caminhão passou por vistoria, quando nenhuma falha mecânica foi detectada.

Melo ressaltou que os ocupantes do caminhão sofreram escoriações leves e estão sendo acompanhados pelos técnicos de segurança do trabalho da empresa. Em relação ao caminhão estar rodando com um dos eixos sem pneus, o diretor disse que é uma prática comum não usar o “truque” quando a demanda é pequena. “Pela foto não tem o pneu do truque porque o setor do São Pedro é pequeno e não precisa”, disse.

A empresa enfatizou que pela primeira vez aconteceu esse tipo de acidente nos quase cinco anos em que atua na capital de Roraima. (J.B)