Cultura

Campanha arrecada materiais de higiene para mulheres desabrigadas

Uma campanha solidária arrecada bolsas novas ou usadas em bom estado de conservação, com objetos de higiene e beleza femininos dentro que serão entregues a mulheres moradoras de rua e desabrigadas. A ação é organizada por uma parceria entre o Núcleo de Mulheres de Roraima e o coletivo Inajá.

A proposta é resgatar a dignidade e autoestima de mulheres venezuelanas que estão morando em abrigos e praças na capital. Para participar da campanha, os interessados poderão pegar uma bolsa usada em bom estado de conservação ou nova, e colocar objetos de higiene e beleza femininos, entre eles, escovas de dente, creme dental, absorventes íntimos, papel higiênico, desodorante e sabonete entre outros e entregá-los nos pontos de coleta.

Segundo Bárbara Cabral, uma das coordenadoras da campanha, a ideia é focar nos produtos de higiene. “Sabemos que as mulheres são as que mais sofrem por estarem nessas situações vulneráveis, caso a pessoa queira doar já o kit pronto ela pode entregar no ponto de coleta, mas se conseguir doar apenas um dos produtos não tem problema, outros materiais doados como lençóis, toalhas, roupas, também serão arrecadas e destinadas a outras organizações”, contou.

De acordo com Ágda Santos, que faz parte do coletivo Inajá, as bolsas irão auxiliar as mulheres a carregarem seus objetos. “Muitas andam por aí com sacolas plásticas para levar suas coisas, as bolsas ajudariam pelo menos amenizar esse problema”, relatou Ágda.

Outra proposta do coletivo é realizar aulas em português para as imigrantes. “Essa é a nossa primeira ação, em seguida vamos nos organizar para ensinar o português nas praças onde essas mulheres vivem, além de auxiliar na busca de um emprego e outras orientações que elas precisarem”, disse.

Pontos de coleta

Os pontos de coleta são a Escola Severino Cavalcante, localizada na Av. Nazaré Filgueiras, 1812 – Dr. Silvio Botelho, Universidade Federal de Roraima (Campus Amajari) e (Insikiran). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 99143-0134, 99148-0215, 98101-8499.