Cotidiano

Campanha de arrecadação de alimentos é retomada após 10 anos

A campanha Natal sem Fome, promovida pela organização não-governamental (ONG) Ação da Cidadania, foi retomada em 2017 após dez anos da última edição. A ideia é fazer a distribuição em cestas com cerca de dez quilos nas semanas que antecedem o Natal. Em Roraima, o ponto de arrecadação dos alimentos é no prédio do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. O objetivo da ação é arrecadar 500 toneladas de alimentos em todo o país.

O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 22 deste mês no Rio de Janeiro. Segundo o coordenador executivo do Comitê da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, Daniel Souza, a iniciativa precisou ser retomada diante da situação atual do país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita em 2014, apontaram que atualmente 11% da população mundial está passando fome. No Brasil, são cerca de sete milhões de pessoas. “A campanha tinha sido encerrada devido a redução da miséria no país, mas com a crise política e econômica, parte da população que tinha conseguido ficar acima da linha da pobreza volta a ficar em risco”, explicou.

A responsabilidade pela distribuição será dos parceiros e comitês de bairros, que conhecem melhor as famílias mais necessitadas. Em Roraima, o Comitê da Ação da Cidade divulgou que os trabalhos de arrecadação iniciaram no dia 26 deste mês. Contudo, o lançamento oficial será realizado no dia 12 de novembro.

Conforme a coordenadora Cida Cardoso, durante esta semana, o Comitê vai percorrer escolas do Estado para saber quantas e quais vão aderir à campanha, a fim de que também sejam pontos de coleta de doações. Para o lançamento, ela informou que está planejando utilizar alguma área próxima ao Ginásio Tancredo Neves, onde os imigrantes venezuelanos que estavam acampados na Rodoviária Internacional de Boa Vista foram alojados pelo Governo do Estado.

Assim como ocorreu no Rio de Janeiro, o comitê vai utilizar uma mesa grande com alimentos para doar às pessoas que estiverem no dia. “Estando próximos do ginásio, podemos avisá-los para eles participarem ou até levar diretamente as doações”, relatou. Cida informou que no dia 12 também será realizada uma feijoada beneficente no Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos (Gressb), localizado na Avenida Terêncio Lima, no Centro, a partir das 11h.

A coordenadora ressaltou, que com o dinheiro arrecadado na feijoada será possível comprar os alimentos que não costumam ser doados por serem mais caros, como leite, e nos gastos que a coordenação tem para realizar as ações e entregar as doações. “Ninguém banca ou ajuda a gente e as nossas ações. Sou voluntária e ainda gasto com as ações que são desenvolvidas. Quando chega no final do ano, a gente procura fazer a feijoada justamente para ajudar”, finalizou.

Para mais informações sobre os demais pontos de coleta e a entrega das arrecadações, basta entrar em contato com a coordenadora pelo telefone (95) 98111-2991 ou pelo e-mail [email protected]. A Ação da Cidadania – Comitê Roraima também está no Facebook.

PONTO DE COLETA – As doações de alimentos podem ser feitas em postos de coletas. Em Roraima, o ponto é o Sesi, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710, logo após o Hospital Geral de Roraima (HGR), bairro Aeroporto. Também é possível doar dinheiro para a compra de alimentos pelo site natalsemfome.org.br. No site, é possível simular quantos pratos são feitos com a quantia a ser doada. A campanha vai até o dia 16 de dezembro. (A.G.G)