Cotidiano

Campanha de conscientização sobre mortes no trânsito inicia nesta quarta

O tema deste ano destaca as decisões tomadas no trânsito, como aliar o consumo de álcool à direção, o uso do telefone celular enquanto dirige e o excesso de velocidade

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) começa nesta quarta-feira, 3, o movimento “Maio Amarelo”, campanha de conscientização sobre os índices de lesão e mortes no trânsito. O tema deste ano é “Minha escolha faz a diferença” e têm como foco as decisões tomadas no trânsito, como aliar o consumo de álcool à direção, o uso do telefone celular enquanto dirige e o excesso de velocidade. As atividades vão iniciar simultaneamente, a partir das 8h30, em frente à Assembleia Legislativa de Roraima e na Rua S4, no bairro Pintolândia.

Ao longo do mês de maio, as ações serão realizadas tanto na Capital, quanto no interior do Estado, com a realização de blitzen educativas com os jovens do projeto Cidadão do Futuro e palestras em escolas e instituições parceiras.

PREFEITURA – Já a Prefeitura de Boa Vista vai iniciar a campanha do Maio Amarelo no próximo domingo, dia 7, a partir das 17 horas, na Praça Fábio Marques Paracat. Mas, serão realizadas ações durante todo o mês com a oferta de palestras, oficinas, entrega de panfletos e ações educativas de conscientização.

MPRR firma parceria com instituições para ações em conjunto no trânsito

Também por conta do elevado número de acidentes de trânsito, o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) propôs uma parceria com diversas instituições para atuarem conjuntamente, no sentido de definir estratégias para o movimento.

A iniciativa resultou na assinatura do protocolo de intenções, firmado na tarde de terça-feira, dia 2, com órgãos públicos e privados, segmentos de trânsito, saúde e educação. O grupo vai elaborar uma programação que culminará em ato cívico em prol da “Paz no Trânsito de Roraima”; realização de oficinas de capacitação dos agentes envolvidos; treinamentos simulados em vias públicas; aulas temáticas de segurança no trânsito, entre outros.

A articulação para a atuação conjunta está sendo conduzida pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, e pelo promotor Sílvio Abbade, titular da Promotoria de Justiça do Trânsito em Boa Vista.

A Promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, explicou que a iniciativa visa reduzir acidentes de trânsito. “Sabemos que o resultado não é imediato. Mas, com a unificação das ações, a ideia é que atingiremos uma parcela maior da população. São muitas as internações, óbitos e pessoas sequeladas em razão de acidentes de trânsito”, destacou.

Para o promotor de Justiça, Sílvio Abbade, a parceria em torno do tema é fundamental. “A atuação conjunta trará benefícios à sociedade. A complexidade da abrangência envolvendo acidentes de trânsito é enorme, com impacto direto nos serviços de saúde do Estado, que tem que arcar com o tratamento das vítimas. Em Roraima, já houve período em que 70% dos leitos do Hospital Geral, estavam ocupados com pessoas sequeladas pelo trânsito violento”, observou.

MAIO AMARELO – O nome do movimento faz alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos e por conta do Dia Mundial de Segurança Viária, comemorado no dia 09 de maio, que visa a criação de métodos para reduzir o risco de acidentes na rede viária de cada região.