Cotidiano

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até dia 9 de junho

Até o momento mais de 27 mil doses já foram aplicadas em Boa Vista

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada para o dia 9 de junho. A decisão do Ministério da Saúde foi motivada pela baixa adesão dos grupos prioritários em várias capitais brasileiras. A meta estabelecida pelo Ministério é vacinar 90% da população alvo. Boa Vista hoje tem uma cobertura de apenas 43,82%.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde desde 2015 e protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). A vacina contra a influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Estudos demonstram que a vacina pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Por isso é importante que os grupos prioritários procurem uma unidade básica para vacinação.

O secretário municipal de saúde, Claudio Galvão destaca que essa é uma medida importante para alcançar os grupos. “Tivemos mais de um mês de campanha voltada especificamente para os grupos prioritários e a adesão ainda foi baixa. Com a prorrogação esperamos alcançar as pessoas que ainda não se vacinaram. Todas as nossas unidades de saúde disponibilizam a vacina” destaca.

Dos grupos prioritários com maior cobertura até o momento está o das crianças: 9.155, seguido dos idosos: 8.723, trabalhador da saúde: 4.795, gestantes: 2.239, puérperas: 719, indígenas: 1.708, e professores: 1388. Após o final da campanha as vacinas continuarão disponíveis nas unidades básicas de saúde para os grupos prioritários.

A unidade básica de saúde do 31 de março recebeu um grande número de pessoas para se vacinar, na manhã desta sexta-feira, que seria o último dia da campanha antes da prorrogação. O militar da reserva, de 70 anos, Aldo Chaves estava viajando e deixou para se imunizar no último dia, mas é ciente da importância da vacina.

“Sempre tomei a vacina, antes eu gripava com muita facilidade, hoje a coisa mais difícil é pegar gripe. Temos que nos imunizar sim, para prevenir. Muitas pessoas acreditam que a vacina causa gripe, não é verdade, é preciso se esclarecer melhor quanto a isso”.

O autônomo, Luan Reinisson levou a filha de 04 anos para se vacinar nesta sexta. “A vacinação é muito importante para proteger nossos filhos. Evita o adoecimento. Hoje a gripe está vindo muito forte mesmo, é preciso se prevenir”, afirma Luan, pai de Mayanne.