Cotidiano

Campanha do Procon Roraima tem panfletagem e palestras

Ontem foi realizada uma panfletagem em frente ao Detran e, no próximo mês, serão realizadas palestras em escolas

O Procon Roraima realizou na manhã de ontem 29, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em frente à sede do órgão na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, uma panfletagem sobre a campanha “Utilize suas Moedas” com a participação de alunos que integram o projeto Cidadão do Futuro.

A finalidade, segundo o coordenador do Procon Roraima, Lindomar Coutinho, é informar e mobilizar o consumidor para aderir à campanha lançada no mês de abril em parceria com o Grupo Folha de Comunicação.

“Esta atividade integra as ações previstas no projeto institucional e tem o objetivo de levar aos consumidores o acesso ao seu troco de forma direta e eficaz, evitando que o comércio ofereça como complementação bombons e outros itens no momento da realização de suas compras. Aproveitamos a realização das atividades referente ao ‘Maio Amarelo’ e inserimos esta atividade com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas e orientá-los a não guardar em cofres suas moedas”, disse.

Em relação às próximas atividades, Lindomar adiantou que está prevista para o mês de junho a realização de palestras nas escolas envolvendo alunos sobre o tema, em que será estimulada a circulação das moedas no comércio, evitando assim as inúmeras reclamações de consumidores que são registradas no órgão, quanto ao recebimento de bombons no comércio como complementação de troco.

“Esta campanha de forma abrangente em parceria com o Grupo Folha tem recebido uma ótima adesão do mercado local, principalmente nas redes de supermercados onde se concentra a maior parte dos consumidores. Nosso objetivo é possibilitar a circulação de moedas e evitar a configuração de venda casada, vedada pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, informou.

METODOLOGIA – No lançamento da campanha em abril deste ano, o órgão realizou uma campanha publicitária de panfletagem e nas redes sociais com a veiculação de um vídeo institucional mostrando à população a importância de retirar moedas de cofres e gavetas, para aumentar a recirculação, facilitar o troco e reduzir a insatisfação dos clientes no momento de realizar as compras.

Em seguida foi realizada a parceria com o Grupo Folha na divulgação do banner da campanha na edição impressa e a realização das panfletagens em vários pontos da capital. “Pela necessidade de tornar a campanha abrangente para esclarecer o consumidor sobre esta cultura de guardar as moedas em cofres, têm sido satisfatórios os resultados que estamos alcançando em parceria com o Grupo Folha. O objetivo principal é que a população não faça esta poupança de moeda, pois guardadas no cofre não rendem nenhum lucro. Queremos fazer circular essas moedas e acabar definitivamente com esta escassez no mercado. Esse é nosso principal objetivo”, detalhou. (R.G)