Esporte

Campeã escolar de 9 anos vai representar Boa Vista no Regional Norte de Xadrez

Campeã no Festival de Xadrez Escolar promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Beatriz Fernanda, de 9 anos, vai representar Boa Vista no Regional Norte de Xadrez, competição que será realizada em Manaus-AM, de 07 e 10 de setembro. Beatriz é aluna da Escola Municipal Centenário de Boa Vista e filha do enxadrista e também treinador, César Cheres.

Esta é a primeira competição fora do Estado que Beatriz vai disputar, e segundo ela, está ansiosa pelo que a espera por lá. “Estou um pouco nervosa, porque é uma competição regional onde participam pessoas de vários lugares. Mas ao mesmo tempo, vou confiante que farei um bom jogo”, disse.

Beatriz já coleciona oito medalhas em competições locais de xadrez, sete delas em primeiro lugar. O pai, que também é seu treinador, vai intensificar os treinos para ela representar bem o estado de Roraima, o município, e a escola em que estuda. Segundo ele, todas estas competições são importantes para elevar o nível de jogo da pequena enxadrista, de forma a prepará-la para disputar o Campeonato Brasileiro na categoria de 10 anos, em 2018.

“A Federação Roraimense de Xadrez está enviando dez atletas para representar Roraima no Regional Norte, incluindo eu e minha filha. Este ano, ela tem me surpreendido. Apesar do xadrez ser presença constante em casa não imaginava que minha filha tivesse tanto talento assim na modalidade. Algumas pessoas dizem que ela é uma menina prodígio no xadrez. Estamos acreditando nisso porque, de fato, ela vem correspondendo. A questão é a disciplina, a competência, o talento, o apoio, a disposição para que a gente consiga chegar lá”, frisou, ressaltando que esta em busca de patrocínio para as despesas logísticas.

AULAS – César Cheres formou um grupo de alunos praticantes do esporte na Escola Centenário e, de forma voluntária, ele se dedica a ensinar aos sábados as estratégias e segredos do xadrez para os demais alunos do 4º e 5º ano. Para a gestora, Adones Meneses, César é um Amigo da Escola desde 2015 e sua filha foi à grande incentivadora dos demais alunos a se inserirem neste esporte.

“A Beatriz tem uma família que incentiva o xadrez. E acabamos motivados a apoiar este jogo dentro da unidade. Faz parte do currículo das aulas de Educação Física, mas na Escola Centenário ele é praticado quase que diariamente, durante o intervalo. O próprio pai de Beatriz, da aula voluntariamente para os alunos daqui, promove minicompetições entre eles, e essa atividade é muito incentivada pela gestão da escola”, disse.