Esporte

Campeonato vai reunir melhores atletas de Roraima, Amazonas e da Venezuela

O evento será realizado nos dias 11 e 12 de novembro no auditório do Colégio Objetivo e vai reunir os melhores fisiculturistas de Roraima, Amazonas e Venezuela

Os atletas fisiculturistas de Roraima estão em reta final de preparação para as disputa do II Campeonato Estadual de Fisiculturismo, evento que será promovido no dia12 de novembro, no auditório do Colégio Objetivo, pela Federação Roraimense de Fisiculturismo (Ferfis) com chancela da WBPF (World Bodybuilding & Physique Sports Federation).

Segundo o presidente da WBPF em Roraima, Miquéias Pereira, a expectativa é que aproximadamente 70 atletas de Roraima, Amazonas e da Venezuela participem do evento. Antes, dia 11, haverá um workshop sobre arbitragem, poses, postura profissional de atletas e treinadores.

“Nosso objetivo é promover o esporte e dar oportunidade para os atletas disputarem um campeonato de alto nível e com uma boa premiação, já temos confirmação de atletas de outros estados e da Venezuela e vai ser um evento para toda família”, disse.

Ele informou que as disputas serão nas categorias Fitness Model (Miss Bikini) divididos em até 1,58 cm, até 1,63 cm e acima de 1,63cm; Wellness até 1,58 cm, até 1,63 e acima de 1,63 cm; Fitness Sports Model (Men´s Physique) até 1,70 cm, até 1,74, até 1,78 cm e acima de 1,78 cm; Fitness Sports Model Júnior (Men´s Physique Júnior) até 1,70 cm, até 1,74, até 1,78 cm e acima de 1,78 cm; Body Shape até 1,70 cm, até 1,74, até 1,78 cm e acima de 1,78 cm; Culturismo Clássico até 75 kg, até 85 kg e acima de 85 kg; Culturismo Master de 40 a 49 anos, até 80 kg e acima de 85 kg, 50 anos e acima de 60 anos única e; Wellness Master a partir de 35 anos única.

O atleta Werkly Carvalho, 20, treina há quatro anos e irá competir na categoria Men´s Physique, e ressalta que a expectativa para o evento é a melhor de todas. “Na reta final estamos todos ansiosos, espero que o evento tenha um nível de atletas bem condicionados, preparados e tenho certeza que vai ser um show de fisiculturismo para o público presente”, disse.

Já Gerson Lima, 22, mora no Município de Mucajaí e irá disputar na categoria Men’s Physique, e pretende se tornar reconhecido no esporte.

“Essa é a chance de ser reconhecido e representar esse esporte que se tornou uma paixão em minha vida, quero mostrar meu trabalho não só para o Brasil, mas para o mundo”, frisou.

Val Vieira, 36, treina há onze anos mais somente há três anos e meio ela resolveu se dedicar aos treinos como atleta, e está em fase final de preparação para o campeonato.

“A musculação para mim é tudo, posso dizer que mudou minha vida no geral, parei de beber voltei a estudar e fiz do esporte meu estilo de vida e estou preparada e ansiosa para disputar o campeonato dia 12 de novembro”, disse a atleta que irá disputar na categoria Welness Master.

Diou Amorim, 40, é um exemplo de superação após passar anos sem treinar devido a uma cirurgia, ele retomou os treinos há um ano e meio e está pronto para competir na categoria Men’s Physique.

“O fisiculturismo mudou minha vida no sentido geral me dando mais qualidade de vida para envelhecer com saúde e hoje aos 40 anos estou em forma, pronto para competir e dar o meu melhor e incentivar outras pessoas”, destacou.

Miquéias afirmou que os atletas terão um local apropriado para o aquecimento e preparação antes de subir ao palco. “A WBPF Roraima se preocupa muito com os atletas e por isso iremos providenciar um local adequado, refrigerado e com mesa de frios, pizza, água e energético e outras surpresas, afinal eles merecem muito mais que isso, pois são as estrelas desse espetáculo”, afirmou.

WORKSHOP – No dia 11, na sexta-feira, a partir das 8h30, a Federação Roraimense de Fisiculturismo (Ferfis) promove um workshop gratuito, no Eco Hotel Boa Vista, com o treinador Jackson Oliveira, que ministrará palestra sobre arbitragem, poses, postura profissional de atletas e treinadores. O workshop é gratuito, porém os interessados devem realizar suas inscrições com antecedência na loja BV Suplementos.