Cotidiano

Campus Amajari do IFRR oferece 135 vagas para 2017

O interessa poderá efetuar sua inscrição a partir desta quarta-feira, 07

A Comissão de Processo Seletivo e Vestibular (CPSV) do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR) divulgou nesta terça-feira, 06, os editais do processo seletivo de cursos técnicos e do vestibular para ingresso no primeiro semestre de 2017.

Os editais estão disponíveis na página do IFRR e também na área de certames. As inscrições são gratuitas e ocorrem no período de 07 a 21 de dezembro.

Para o seletivo, os interessados devem fazê-las presencialmente na Coordenação de Registro Acadêmico, na Rodovia Antonino Menezes da Silva, Quilômetro 03, no município do Amajari, em horário comercial. Já para o vestibular, os interessados podem se inscrever pela internet.

São ofertadas 135 vagas, sendo 70 divididas entre os cursos Técnico em Aquicultura e Técnico em Agropecuária, ambos integrados ao ensino médio (o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo). No regime de alternância (em que o aluno passa 15 dias na escola e outros 15 na comunidade desenvolvendo as atividades do curso), o Campus Amajari está oferecendo 30 vagas para Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio.

Já para os interessados em curso superior, a unidade de ensino está oferecendo a segunda turma de Tecnologia em Aquicultura, para o turno matutino. São 35 vagas ofertadas, sendo 50% destinadas para o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 50% por meio do vestibular.

O presidente da CPSV, José Gabriel Figueiredo, lembra que, para concorrer às vagas do processo seletivo, os candidatos deverão ter idade máxima de 17 anos completos e ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula. “Para o vestibular, é preciso apenas ter concluído o ensino médio. Os documentos exigidos estão contidos nos editais, que já estão disponíveis na internet”, explicou.

Figueiredo lembra ainda que as modalidades de ingresso são diferentes. No vestibular, será aplicada uma prova, prevista para o dia 8 de janeiro. Para os três cursos técnicos, o preenchimento das vagas ocorrerá por meio de análise curricular, de caráter classificatório.

Conforme o estabelecido no edital, essa análise compreenderá a observação de desempenho no ensino fundamental, com base na média ponderada dos componentes curriculares do Histórico Escolar do candidato referentes ao 6.º, ao 7.º, ao 8.º e ao 9.º ano do ensino fundamental, determinando peso 4 para Língua Portuguesa e Matemática, peso 2 para Ciências da Natureza, somada à média dos demais componentes, que serão aplicadas numa fórmula.

Com informações do Instituto Federal de Roraima (IFRR).